Relacionamento Interpessoal
As relações humanas nem sempre são fáceis, pois muitas vezes somos inclinados culturalmente a não aceitar aquilo ou aqueles que se diferenciam de nós – através do seu modo de vida, suas opções, seus posicionamentos, etc. No entanto, manter o relacionamento interpessoal satisfatório é estar aberto para experiências produtivas e para novas relações.
O que é relacionamento interpessoal
O relacionamento interpessoal é a capacidade humana de se relacionar consigo mesmo e com as demais pessoas que convivem no mesmo ambiente. Desta forma, nada mais certo do que dizer que somente aquele que tem um conhecimento profundo de si mesmo poderá se relacionar de forma satisfatória com as outras pessoas.
Os conflitos entre as pessoas geralmente se iniciam quando uma das partes não aceita os posicionamentos da outra. Não é necessário concordar com estes posicionamentos, mas aceitar o fato que o outro possa ser diferente e ter o seu próprio espaço é fundamental. Quando uma pessoa se sente diminuída ao receber uma crítica de alguém que tem uma opinião contrária a sua, indica que a mesma não tem maturidade emocional para compreender a situação.
Competências humanas
O relacionamento interpessoal é uma das competências humanas mais exigidas pelas organizações e empresas hoje em dia. Contudo, as lideranças nem sempre sabem analisar de modo abrangente e neutro estas relações. Lidamos com todos os tipos de pessoas em nossos ambientes de trabalho, mas saber aceitar os outros como eles são não é uma tarefa que todas as pessoas se dispõem fazer. Assim, muitas vezes o relacionamento interpessoal vira um discurso vazio.
As lideranças precisam ter condições de perceber que as pessoas são diferentes e possuem padrões de convivência diferentes e que, apesar de a política das empresas muitas vezes ter como premissa a integração e a união de seus colaboradores, é necessário que esta integração se dê aceitando-se as diferenças. O líder precisa ter a noção destes muitos padrões humanos para que seja justo e coerente em suas decisões e avaliações.
Quanto mais madura emocionalmente é uma pessoa, melhor manterá o relacionamento interpessoal. Este é um fator importante, pois quanto mais integradas as pessoas de uma equipe (aceitando-se dentro de suas diferenças), mais produtividade elas poderão apresentar.
Relativização e alteridade
Saber relativizar as situações e a se colocar no lugar dos outros são condições adequadas para desenvolver o relacionamento interpessoal. Há muitas técnicas para se manter o relacionamento interpessoal, mas o que vale é a atitude de cada um. Ser tolerante e paciente, ser honesto, saber dar e receber feedbacks, ter noção do todo (saber compreender as causas e os agravantes das situações) são atitude que contribuem para um relacionamento interpessoal proveitoso.
Dicas para se ter um bom relacionamento interpessoal
Conhecer-se é o ponto de partida para compreender o mundo que o cerca. Esta atitude deve ser constante e aprofundada – não é tarefa fácil e passamos a vida toda nos conhecendo e nos questionando.
Considere que a realidade é o que de fato é – e não aquilo que achamos que ela seja. Encarar suas próprias falhas e anseios diminui o risco de projetá-los nos outros. Muitas vezes o que não gostamos nos outros é o reflexo de nossas próprias atitudes. Mesmo que você tenha uma relação satisfatória com a maioria das pessoas com quem convive, ao falar mal de alguém pelo simples prazer da falar, por exemplo, indica que sua capacidade de se relacionar interpessoalmente não é adequada.