Rádio Podcast
Uma das maiores revoluções no campo das transmissões radiofônicas são os podcasts, e eles nem se transmitem por meio das ondas tradicionais. Tratam-se de programas especiais desenvolvidos especialmente para a internet que podem ser baixados diretamente para iPods e outros dispositivos móveis para se ouvir enquanto se está no carro, fazendo uma caminhada ou na sala de espera do médico. Existem podcasts sobre os mais diversos assuntos, e é tudo de graça.
Não existe rádio em podcasts. A melhor forma de se descrever um podcast é: trata-se de um programa com edições periódicas a gosto do criador que pode ser baixado pelos ouvintes para ouvirem quando quiserem. Alguns têm edições diárias, outros semanais e até mensais. E há uma vasta gama de assuntos: existem podcasts sobre entretenimento, cinema, música, esportes, educação e até culinária. Para ouvir podcasts primeiro você precisa “assinar” um programa, assim como faz assinatura de uma revista. A diferença, aqui, é que a assinatura do podcast é gratuita. Depois que fizer isso, você passa a receber notificações de novos episódios e pode baixa-los para o seu iPod por meio do iTunes, da Apple. Se você possui um iPhone ou iPad, pode baixar podcasts diretamente dos aparelhos, sem precisar do computador.
Recursos multimídia
O podcast é um fruto da era da internet, e como tal não poderia se restringir a apenas um tipo de canal de comunicação. Um dos recursos mais interessantes do podcast é que ele pode entregar conteúdo extra ao ouvinte. Cada episódio novo de um podcast pode vir carregado com textos, links, imagens e outros extras para o fãs conferirem, de acordo com o contexto do podcast que estão ouvindo. Em um podcast sobre cinema, por exemplo, vêm links para trailers de filmes comentados durante o programa. Não há limite para a interação com o usuário, também. Os maiores podcasts buscam o contato com os ouvintes para melhorarem o programa ou sugerirem pautas de discussão.
Podcasts brasileiros
O brasileiro abraçou a mania dos podcasts quando começaram a aumentar o número de programas produzidos aqui. Curiosamente, poucos são feitos por grandes empresas de comunicação. A maioria é feita por gente nas suas próprias casas, com equipamento de som e convidados sendo entrevistados via conferência de voz ou por meio de gravador. Um dos mais ouvidos podcasts do Brasil, o Jovem Nerd, adota a cultura pop como tema principal, mas sempre diverge para outros assuntos a partir daí. O site Cinema em Cena também tem um tradicional podcast com duas edições semanais onde fala sobre as notícias do mundo da sétima arte.
Monte o seu podcast
Tem aptidão para trabalhar com rádio? Você não precisa torcer para conseguir um espaço nas rádios que já existem. Você pode criar o seu próprio programa e a melhor forma de não precisar se preocupar com a parte burocrática do processo é criar o seu próprio podcast.
Fazendo um podcast, você tem total liberdade para criar um programa do jeito que você quiser, no formato que quiser e com a duração que quiser. Para acrescentar o seu podcast ao catálogo do iTunes, da Apple, siga as diretrizes detalhadas no site da empresa.