Propaganda e Marketing
Informações sobre Propaganda e Marketing
Escolher o curso de formação profissional não é tarefa fácil, pois trata-se, muitas vezes, da escolha feita para uma vida toda. O curso de Propaganda e Marketing é muito procurado por alunos de todoo Brasil, por isso revolvemos reunir informações importantes para quem está pensando em investir neste curso, falando um pouco sobre o mercado de trabalho e suas peculiaridades.
Basicamente o curso de Propaganda e Marketing se refere ao consumo do mercado, também às pesquisas de comportamento do consumidor e estudos que aproximam os clientes à empresa. A atuação destes profissionais possibilita um mercado cada vez mais competitivo, pois gera maior grau de exigência dos consumidores, que precisam aprimorar cada vez mais seus produtos e serviços para a concorrência acirrada junto aos consumidores.
Mercado de trabalho
Como foi possível constatar, os profissionais desta área estão em destaque, visto que o mercado consumidor está cada vez mais exigente e competitivo, sendo quase que exigência por parte das empresas que querem alcançar bons resultados junto a seus consumidores, investir nestes profissionais. O interessante é que a Propaganda e Marketing sempre existiram ao longo da história do mundo, porém não com tanta ênfase como hoje.
Existem muitas agências e empresas que prestam serviços na área de Propaganda e Marketing, além de profissionais autônomos que prestam assessorias para empresas e outros que são funcionários contratados para cuidar especificamente desta área, pois já não é mais possível fazer frente à concorrência sem pensar no público consumidor. Por isso, as áreas de marketing e propaganda nas empresas estão em franco desenvolvimento, contratando muitos profissionais da área.
Atividades Propaganda e Marketing
São muitas as atividades desenvolvidas pelos profissionais de Propaganda e Marketing, mas as mais importantes são a análise do produto ou serviço que está sendo posto no mercado, definindo a melhor maneira de apresentá-lo, atingindo o objetivo final das vendas; definição de técnicas de campanhas de divulgação, sempre pensando nos hábitos de consumo do público alvo; elaboração de publicações para a imprensa, com peculiaridades em cada veículo (rádio, impresso, televisão, outdoors, etc); criação de peças e layouts publicitários dos produtos que serão veiculados na mídia.
Propaganda x Marketing
Apensar do nome do curso ser Propaganda e Marketing existem diferenças entre as duas palavras. Marketing significa o planejamento voltado para o mercado, ou seja, é aproximar o consumidor ao produto, oferecendo o produto ou serviço correto para ele, com o preço adequado e no local e hora mais propício a ele. Marketing são as ações que você faz para que seu produto seja comprado. O sucesso das vendas depende de saber o que o consumidor quer, seus desejos, seus gostos e desgostos. É isso que o profissional de marketing tem que descobrir e buscar, criando um sistema que gere valor perante o cliente.
Já a propaganda se refere aos meios de comunicação que ela vai vincular a mensagem sobre o produto ou serviços aos segmentos de mercado. A propaganda se responsabiliza pela imagem da empresa. O curso de Propaganda e Marketing é de graduação superior e tem duração de 4 anos.