Previsão do Tempo Maranhão
Localizado na região Nordeste, o Maranhão é conhecido por sua grande diversidade de fauna e flora. O estado é abundante em praias tropicais, florestas, cerrado, mangues e possui o úinico deserto do mundo com lagoas cristalinas.
Tudo isso faz com que o estado do Maranhão possua algumas variações climáticas dentro de seu território. Os principais climas do estado são o equatorial e o tropical.
Características
O clima equatorial, comum no oeste maranhense, é caracterizado por temperaturas médias elevadas, em torno de 25º C. Mesmo no inverno, a temperatura dificilmente vai abaixo de 18º C. O clima equatorial também é caracterizado pelo alto volume de chuvas. São, em média, 2000 milímetros por ano.
A principal característica do clima tropical é a ausência quase total de inverno. Isso acontece pela proximidade com a linha do Equador. Outro dado curioso do clima tropical é que a amplitude térmica diária – ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima – é maior do que a amplitude anual. As estações do ano, então, quase não são percebidas.
Previsão
Como podemos perceber, o Maranhão é um estado muito quente, e com pouca variação de temperatura entre uma estação e outra. Para saber a previsão do tempo em alguma cidade do Maranhão, é possível acessar sites especializados como Climatempo e Tempo Agora.
Os dois sites funcionam de maneira similar: basta selecionar o estado do Maranhão, a cidade em que você está e, na sequência, a página mostrará a previsão para toda a semana. Vale frisar que, quanto mais distante a data da previsão, menos precisos serão os resultados. Isso acontece porque as previsões são matemáticas, e não têm como levar em conta as variações que ocorrem durante o período.
Se você precisa ou simplesmente gosta de se informar sobre as condições climáticas de sua cidade, é possível receber, diretamente em seu e-mail, a previsão do dia. Para isso, basta se cadastrar em algum dos sites mencionados.
Clima Tempo e Previsão Curitiba
Sobre o Clima Tempo em Curitiba
O clima de temperaturas baixas de Curitiba fez a cidade ganhar o apelido de ‘capital europeia’. E como se não bastasse o clima, a cidade tem uma boa infraestrutura de transportes, ruas e praças bem cuidadas e ampla programação cultural. Por essa razão, é muito procurada por turistas ao longo de todo o ano.
Localizada na região sul do Brasil, Curitiba registra temperatura média anual de 15°C, bem abaixo da média nacional. A cidade está na zona de clima temperado, do tipo marítimo, e por isso é a capital mais fria, mais até do que Porto Alegre, que fica 600 quilômetros a sul dela.
Na capital paranaense, a média de temperatura dos meses mais frios é de 13°C, registrando mínimas de até -2°C nos invernos rigorosos. No verão, a média é de 18°C, com máximas de 30°C nos dias mais quentes.
Localizada em um planalto de áreas inundadas, o relevo contribui não só para o clima frio e úmido da região de Curitiba, uma vez que o terreno plano dificulta o escoamento da água. O resultado é umidade na atmosfera da capital. Além disso, o terreno plano é rodeado por montanhas arredondadas, que bloqueiam os ventos e permitem, assim, que a neblina da manhã cubra a cidade nos dias frios.
O relevo propicia ainda a chegada de ondas de calor no inverno e ondas de frio no verão. As frentes frias chegam, principalmente, da Antártida e da Argentina e geram tempestades no verão e ventos frios durante o inverno. O clima também é ocasionalmente influenciado pelas massas de ar seco vindas do centro-sul brasileiro.
Curiosidades
A menor temperatura já registrada em Curitiba foi de -6°C, no inverno de 1975. Por outro lado, a máxima foi de 34,2°C, em novembro de 1985. Estudos dão conta que a temperatura já alcançou -8,9°C em Curitiba, no século 19. A partir do século 21, no entanto, as temperaturas negativas são mais raras.
A última nevasca enfrentada por Curitiba foi em 1975, mas a ocorrência de neve não é comum na cidade. Os registros dão conta de que caiu neve nos anos de 1889, 1892, 1912, 1928, 1943, 1955, 1957, 1963, 1975, 1979, 1981 e 1988.