Previdência Social INSS
Sobre a Previdência Social INSS
A Previdência Social INSS é um seguro oferecido pelo Ministério da Previdência Social e tem como objetivo ser uma garantia para seus contribuintes em vários casos.
Essa é uma maneira de garantir um futuro tranqüilo, através de um rendimento seguro. A previdência social oferece vários benefícios para quem se inscreve no serviço e contribui mensalmente.
Todo mundo que trabalha com carteira assinada é incluso automaticamente no sistema de previdência social inss. Já quem trabalha por conta própria precisa se inscrever e contribuir mensalmente para ter acesso a esse benefício no futuro.
Inscrição na Previdência Social INSS
Para se inscrever na previdência social inss, é preciso que a pessoa se cadastre no Regime Geral de Previdência Social. Com isso, o trabalhador terá acesso ao Número de Inscrição de Trabalhador (NIT), que servirá para a sua identificação pessoal.
Para fazê-la, a pessoa deve ir até a Previdência Social INSS da sua cidade com documento de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento), Carteira de Trabalho e Previdência Social e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Como funciona a Previdência Social INSS
Os contribuintes podem requerer sua aposentadoria por idade para homens com mais de 65 anos e mulheres a partir de 60, que tenham ao menos 14 anos de contribuição. Sem contar que para as pessoas que se enquadram na descrição acima e que são trabalhadores urbanos, já está valendo a aposentadoria em meia hora, que promete agilizar o processo de liberação do benefício para esses trabalhadores.
Para mais informações é só acessar o site da Previdência Social INSS ou ligue grátis de telefone fixo ou público para 135.
Previdência Social Extrato
Sobre o Previdência Social Extrato
Milhões de brasileiros utilizam a Previdência Social porque são aposentados. E esse número tende a crescer, já que é mais que sabido que ‘o Brasil está envelhecendo’. Portanto nunca é demais ter alguma informação sobre o assunto. Neste artigo você vai ficar sabendo como retirar o seu extrato da Previdência Social.
Qualquer pessoa que tenha trabalhado e contribuído tem direito a uma aposentadoria pela Previdência Social.
Ela pode ser especial (quando o trabalhador esteve em condições especiais devido à profissão), por idade, invalidez, tempo de contribuição e ainda pode ser pago os auxílios doença, doença e reclusão, além do salário família, salário maternidade e assistência social.
Agora, nem sempre é fácil saber quanto se ganha, o que está sendo descontado, porquê é descontado, etc. As dúvidas são muitas e ir até uma agência da Previdência nem sempre é a melhor ideia.
Como acessar a Previdência Social Extrato
Por isso, se você souber navegar no site da Previdência é melhor. E muitos das suas dúvidas podem ser retiradas se você conseguir tirar um extrato da sua aposentadoria. Para isso, basta você acessar o site do Banco do Brasil ou ir a um caixa eletrônico do BB. É isso mesmo. Uma parceria entre o Ministério da Previdência Social, INSS, DataPrev e o BB possibilitaram que isso fosse possível.
Outra opção é acessar o Portal da Previdência com uma senha fornecida pelo atendentes da Agência da Previdência Social. Para conseguir o código, é só ligar para o 135 e agendar uma visita à agência para conferir os benefícios da Previdência Social.
Previdência Social Agendamento
Sobre a Previdência Social Agendamento
Todo mundo sabe que enfrentar horas em filas causa impaciência e é sinônimo de tempo perdido. Foi pensando nisso que a Previdência Social desenvolveu um sistema de agendamento eletrônico, feito pela internet. Assim, é possível saber o dia e a hora em que a pessoa será atendida, além de consultar os serviços disponíveis em cada região.
Agendando o atendimento dessa forma, as pessoas não precisam mais sair de casa somente para pegar senhas na Previdência Social da cidade: uma facilidade e tanto para quem tem a vida corrida.
Para utilizar o serviço, é preciso ter em mãos o número de identificação do trabalhador (NIT, PIS/PASEP, ou para agendamento de benefício assistencial, o CPF) e o número de telefone para contato. Em caso de pensão, é necessário também o número do NIT para consulta NIT.
Serviços disponíveis com agendamento na Previdência Social
Os serviços que poderão ser requisitados com hora marcada são os seguintes: aposentadoria, auxílio reclusão, benefício assistencial, certidão de tempo de contribuição, pecúlio, pensão por morte, salário maternidade (acerto de atividade e/ou acerto de inscrição), acerto de dados cadastrais, acerto de recolhimento, acerto de vínculos e remunerações, e cadastro de senha.
Serviços que não necessitam de agendamento na Previdência Social
A Previdência Social também disponibiliza alguns serviços que poderão ser requeridos diretamente pela internet, sem que haja necessidade de agendá-los. São eles: requerimento de auxílio-doença/perícia média, requerimento do salário maternidade, requerimento de pensão por mrte para dependentes de segurado(a) que recebia o benefício, e simulação de contagem de tempo de contribuição.