Porto Velho – Rondônia
A região Norte do Brasil é cercada de estados cheio de belezas e preservações naturais, uma rica cultura de raiz e muitos cenários pouco explorados tanto pela mídia como pela curiosidade turística dos brasileiros, que muitas vezes preferem os grandes e tradicionais centros da rota “Rio-São Paulo”. Um desses cenários é Porto Velho, capital de Rondônia.
História
Por to Velho nasceu das mãos de um desbravador americano, o empreendedor Percival Farquhar, responsável pela construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). A construção foi marcada por altos e baixos, um desafio, por muitos, dito como “impossível” de se concluir e que custou a vida de muitos trabalhadores. Além da dificuldade em de acesso aos locais por onde a estrada de ferro passaria, às margens do rio Madeira, ainda havia a problemática das doenças amazônica, como a febre amarela e a malária, essa última responsável pela morte de 6 mil trabalhadores. A estrada que tinha como principal objetivo facilitar o despacho e transporte da borracha extraída na região ficou conhecida como “Ferrovia da Morte” ou “Ferrovia do Diabo” que ligada nada a lugar algum, com 366km de extensão. Trabalhadores do mundo inteiro, cerca de 30 mil, se juntaram para a construção da EFMM. Que durou cinco longos anos para ficar pronta (1905-1912).
A construção da ferrovia fez com que em 1914 nascesse o município de Porto Velho, do Estado do Amazonas, tornando-se capital em 1943, Rondônia ainda existia. Rondônia só foi reconhecido como estado no ano de 1982.
Em 1972 a estrada que tanto custou aos cofres públicos e tantas vidas levou foi desativada, diziam na época que embaixo de cada dormente da estrada representava uma morte. Atualmente pouco restou da EFMM.
Atrativos turísticos de Porto Velho
O rio Madeira é de longe o principal atrativo de Porto Velho. Quem vai até a capital rondoniense precisa e faz questão de fazer uma viagem de barco pelo rio de águas calmas e cercado de natureza virgem e muitas histórias e lendas. O passeio dura cerca de uma hora e o custa por volta de R$ 20,00 por pessoa.
Para quem quer conhecer mais profundamente a história do estado e da cidade ótimos locais são: Mercado Cultural e o Museu Ferroviário. Lá é possível encontrar bastante da cultura local. Desde dados históricos até pratos típicos, artesanatos, registros e, claro, sempre um morador que conhecesse e faz questão de contar sobre os “causos” de Porto Velho.
Para quem gosta de passear por shoppings, a opção é Porto Velho Shoping, lá é possível encontrar de tudo: boutiques, lojas de departamento, cinema, uma ampla praça de alimentação e até mesmo um centro universitário.
Economia
Porto Velho possui hoje a mais crescente economia da região Norte do país. Também é a cidade que onde estão a maioria da população ativa da região, condição essa que garante à capital a segunda colocação na taxa de desemprego em todo país. A renda média de um munícipe é de R$880,00, ou seja, está acima da média do restante do Brasil.
Governança
Nas eleições de 2012 o candidato do PSB, Mauro Nazif, venceu as eleições se tornando prefeito da capital rondoniense, tendo como vice-prefeito Dalton Di Franco.