PIS PASEP 2012 – Calendário, Consulta e Tabela

links patrocinados

PIS PASEP 2012 - Calendário, Consulta e Tabela

PIS PASEP 2012 – Calendário, Consulta e Tabela

Todos os trabalhadores que possuem vínculo empregatício formal, ou seja, possuem carteira de trabalho assinada, e aqueles que são funcionários públicos têm direito a receber o abono salarial todos os anos, de acordo com as datas estabelecidas para sacar o benefício.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são programas de integração social comandados pelo governo federal. Eles dão direito a vários benefícios, e um deles é o abono salarial. A boa notícia é que o pagamento do abono referente a 2011/2012 já está acontecendo.

O abono salarial corresponde ao valor de um salário mínimo, e começou a ser pago no dia 11 de agosto de 2011 tanto para aqueles inscritos no PIS quanto no PASEP. Os trabalhadores têm até o dia 29 de junho de 2012 para retirar o abono, caso contrário ele volta para os cofres públicos.

Calendário do PIS

Os trabalhadores do setor privado, inscritos no PIS, começaram a receber o abono desde o dia 11 de agosto. Nesta data, o saque já estava disponível para aqueles trabalhadores nascidos em julho. Os nascidos em agosto puderam retirar o abono a partir do dia 17 de agosto.

Os nascidos em setembro começaram a receber no dia 24 de agosto. Para aqueles nascidos em outubro, o pagamento do abono estará disponível a partir do dia 14 de setembro. No mesmo mês ainda recebem os nascidos em novembro (21/09) e dezembro (28/09).

Os aniversariantes de janeiro receberão o abono 2011/2012 a partir de 18 de outubro, mês e que os nascidos em fevereiro e março também recebem (20/10 e 27/10, respectivamente). Em novembro acontece o pagamento do abono salarial para aqueles que nasceram em abril (10/11), maio (17/11) e junho (22/11).

Calendário do PASEP

O pagamento do PASEP é feito de acordo com o número final da inscrição do servidor. Os que têm final 0 e 1 começaram a receber no dia 10 de agosto. Os com final 2 e 3, no ia 17 do mesmo mês; e os com final 4 e 5, tiveram o abono disponível a partir do dia 24 de agosto. Os servidores com final 6 e 7 receberão a partir de 31/08 e os com final 8 e 9, a partir do dia 06 de setembro.

Tabela PIS 2012

Abaixo você confere a tabela de pagamento do pis em 2012:

pis 2012

Tabela PASEP 2012

Abaixo estão as datas de pagamento do pasep para o ano de 2012:

pasep 2012

 

Pasep Banco do Brasil

O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) tem como objetivo propiciar aos funcionários e servidores públicos civis e militares participação na receita dos órgãos e entidades integrantes da administração pública direta e indireta, nos âmbitos federal, estadual e municipal e das fundações.

O Pasep é constituído de contribuições da União, dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal, dos Territórios, das Autarquias, das empresas públicas, das sociedades de economia mista e das fundações. Essas constribuições, com correção monetária, juros e rendimentos obtidos de sua aplicação são então repassados aos trabalhadores.

O período em que as pessoas cadastradas podem sacar o PASEP é de 1º de julho de cada ano até 30 de junho do ano subseqüente. Podem se cadastrar todos os servidores em atividades civis e militares da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, das Autarquias em geral, das entidades criadas por lei federal com atribuições de fiscalização do exercício de profissões liberais das empresas públicas.

Os dados necessários para cadastramento são: Nome, Data de nascimento, Nome da Mãe e do Pai, Ano do primeiro emprego, CPF, RG e Endereço. O cadastramento é feito através do Banco do Brasil, com informações fornecidas pela Secretaria da Fazenda, que se utiliza de dados constantes do Título de Nomeação ou Admissão encaminhado àquela Secretaria para fins de averbação e pagamento.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é o responsável por distribuir as quantias nas contas dos beneficiados. Para fazer o saque é necessário ter em mão o número do PASEP e a cédula de identidade (RG). Os rendimentos do PASEP podem ser retirados anualmente, após o segundo ano de cadastramento, nas datas fixadas e divulgadas pelo Banco do Brasil. Os rendimentos não retirados são incorporados ao saldo da conta do funcionário/servidor.

Além de se informar pelas media, é possível também se informar sobre isto no seu local de trabalho. Se você tem dúvidas do que exatamente é o PASEP, lá é um bom lugar para se informar. Muitos trabalhadores não conhecem este direito e então deixam de receber o benefício que só é dado a pessoas cadastradas.

Alem de receber o benefício via saque, é tabém possível ter o pagamento via crédito em folha de salários e crédito em conta corrente. No entanto, para evitar filas e confusões o PASEP (assim como o PIS que é o mesmo benefício, mas para trabalhadores em locais privados), é pago em etapas. Dividem-se pela data de nascimento do cadastrado que tem um período adequado para retirar o pagamento. No entanto, ele pode ir em outros períodos retirar.

Pesquisar