Piracema 2011
Quem atua como pescador já sabe que durante alguns meses do ano não poderá exercer sua atividade de trabalho em função da piracema, ou o período de reprodução dos peixes.
O termo deriva do tupi guarani, sendo que para os índios o fenômeno poderia ser descrito como saída dos peixes.
O período exato da piracema pode variar de um estado para o outro, mas ele geralmente coincide com as chuvas de verão.
Nesta época, os peixes associam a elevação da temperatura externa, concentração de oxigênio na água e a cheia dos rios com a hora de começar o ciclo reprodutivo.
A jornada da piracema – os peixes nadam por quilômetros até encontrarem o melhor local para se reproduzirem – auxilia no desenvolvimento dos órgãos sexuais destes animais.
Enquanto as fêmeas amadurecem seus hormônios e derramam seus ovos na água, os peixes machos liberam o sêmen, possibilitado a fecundação.
Características da piracema
Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza até chegar às nascentes dos rios, os locais mais propícios para a reprodução e desova.
Cada espécie possui seu limite, mas algumas surpreendem pela disposição, como é o caso dos curimbatás, que conseguem percorrer mais de quarenta quilômetros em apenas um dia, e das douradas, que nadam cinco mil quilômetros.
Os peixes não fazem os trajetos sozinhos. Enormes cardumes se formam e vão em direção das nascentes dos rios. Como a fecundação destes animais acontece de forma externa, quanto mais peixes estiverem no local, maiores são as chances de a reprodução dar certo.
A nascente dos rios é o local ideal para os peixes recém-nascidos se desenvolverem. Muitos deles, porém, não conseguem chegar à idade adulta em função da ação de predadores, da pouca quantidade de alimento e de condições climáticas desfavoráveis.
Proibição aos pescadores
A pesca é proibida durante o período de piracema. Para que os pescadores não fiquem prejudicados em função do dinheiro que não entra durante alguns meses, o governo federal oferece alguns incentivos.
A pesca não é permitida porque isto impediria a reprodução dos animais, interrompendo seus ciclos de vida e desequilibraria a cadeia alimentar.
Ágeis normalmente, os peixes ficam cansados por conta das longas viagens e não conseguem se proteger das iscas e redes de pesca. Quem é mal intencionado, aproveita que os peixes ficam todos juntos para pescar grandes volumes de uma só vez.
Todos os anos o IBAMA estabelece quais espécies de peixes não podem ser pescadas durante o período da piracema.
Em Minas Gerais, por exemplo, os pescadores não têm a permissão para pescar espécies nativas. No entanto, é permitido pescar até três quilos de peixes alóctones, ou seja, não provenientes daquela região, exóticos e híbridos, aqueles criados artificialmente.
A multa para o pescador que desrespeitar a proibição é de R$700, quando pego em flagrante, além de R$10 por cada quilo de peixe apreendido.
Piracema em 2011
Como já foi mencionado, o período da piracema varia de um estado para o outro. Em Minas Gerais, por exemplo, a piracema de 2011 teve início em 1° de novembro e só terminou no dia 28 de fevereiro. Já no Mato Grosso do Sul a piracema começou no dia cinco de novembro, acabando também em fevereiro.