Peso Argentino
Se você já viajou para a Argentina, certamente já deve ter se deparado com a seguinte situação: Ao visitar uma loja, a moeda aceita era apenas o dólar, enquanto em outras eram aceitas apenas a moeda do país, o peso argentino?
Moeda original da Argentina, o peso argentino começou a circular no país em 1992 graças a Lei da Conversibilidade, que igualava o valor do peso argentino ao do dólar.
O peso argentino é dividido em 100 centavos, assim como o real.
Mas a moeda acabou desvalorizada pela dificuldade econômica pela qual a Argentina passou em 2001 e até agora o país não conseguiu se recuperar totalmente. Atualmente, um dólar equivale a quatro pesos.
A Argentina
A Argentina é o segundo maior país de toda a América do Sul e o terceiro mais populoso. O país ainda é membro fundador da Organizações das Nações Unidas, a ONU, do Mercosul, da Organização Mundial do Comércio e da União das Nações Sul-Americanas.
O país vem atraindo muitos turistas de várias regiões do mundo, graças às atrações naturais que a Argentina possue, principalmente para a capital, Buenos Aires, onde podemos destacar as incontáveis livrarias, os cafés e demais ambientes com ares mais requintados, além das apresentações em plena praça público de tango.
Com mais de 200 possibilidades de alojamento, que se encontram em sua maioria no centro da cidade, a cidade atrai diferente tipos de turistas.
Também existem hospedagens e alojamentos alternativos, para quem busca algo mais econômico, mas que não abrem mão de alojamentos de boa qualidade. Porém, a maioria deles se encontram em bairros mais distantes. Mas apesar disso, o sistema de transporte permite o traslado de uma forma fácil e rápida.
Como polo universitário, há também uma grande quantidade de albergues juvenis e residências universitárias com custos bem mais baixos e bem mais acessíveis para os estudantes.
História do Peso Argentino
Moeda corrente da Argentina desde 1881 o peso foi denominado moeda nacional até 1969, quando devido à inflação o governo introduziu uma nova estratégia monetária, o conhecido “peso de las leies”, entrando definitavemente em ação em 1970.
Pouco tempo depois, a moeda sofreu uma elevada inflacão no mercado devido a instabilidade econômica.
Quinze anos depois, em 1985, o governo da Argentina decidiu revogar a moeda com o objetivo de combater a inflação. Os resultados do peso foram estáveis até 1989, até que a hiperinflação tomou conta do país , fazendo estourar uma das maiores crises econômicas já existentes do país.
Depois de longos dois anos de crise intensa, a moeda argentina reagiu e isso fez com que o mercado sofresse um grande impacto no câmbio monetário.
Curiosidades
Vale ressaltar, que o peso argentino é ainda hoje uma das moedas mais fortes da América do Sul, ficando atrás apenas da moeda brasileira, o real e algumas vezes da moeda do Peru.
Circulam no país, moedas com os valores de 5, 10, 25, 50 centavos, de 1 peso e de 2 pesos e notas de 2, 5, 10, 20, 50, e 100 pesos.