Pelourinho Salvador
História do Pelourinho Salvador
Localizado no Centro Histórico da cidade de Salvador, o Pelourinho é um dos integrantes do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A origem da palavra pelourinho se dá no Brasil Colônia, onde escravos eram chicoteados em blocos de pedras dispostos no centro das praças, os pelourinhos.
Em 1549, Tomé de Sousa, primeiro governador brasileiros, fundou a cidade de Salvador, designando a área do Pelourinho como ponto estratégico político-militar devido a altura no local, proximidade do porto e também por uma bruta elevação de 15 quilômetros de extensão e 90 quilômetros de altura, que constitui um paredão de pedra, usado na defesa da cidade.
A partir dos anos 60, o Pelourinho Salvador, em decorrência da modernização e dos desvios das atividades econômicas para outras regiões baianas, tornando a importância econômica dessa região quase nula. O que acarretou na marginalização desta área na hodiernidade.
Pelourinho Salvador servindo de cenário
A maior estrela do POP mundial, Michael Jackson (1958 – 2009) deu a sua passada no Pelourinho, ele gravou o clipe They Don’t Care About Us, nos adornos do bairro em 1996. A música conta com a percussão feita pela lenda do Oludum Antonio Luís de Souza (Neguinho do Samba), dano aquele gostinho baiano ao arranjo musical.
Outra gravação marcante ocorrida no Pelourinho Salvador foi a do filme Ó Pai, ó, lançado em 2007, estrelado por Lazaro Ramos, tendo como parte do elenco atores do Bando do Teatro Olodum e como diretor o Dudu Miranda, o filme mostra o cotidiano, a realidade dos habitantes desta área, dando ênfase ao contraste social existente na capital.
Revitalização Pelourinho Salvador
Em decorrência do abandono ocorrido a partir de 1960, a área do Pelourinho foi tomada por indigentes e usuários de drogas, o que alavancou, na década de 90, a revitalização do Pelourinho Salvador, com a recuperação das fachadas dos prédios e calçadas, porém a maior conquista no âmbito social desta parte do centro histórico foi a inserção de várias ONGs que tem como alicerce a reestruturação familiar através da arte.
O Pelourinho da Atualidade
Situado no coração do centro histórico da cidade de Salvador, o Pelourinho oferta muitas atrações e manifestações artísticas ao ar livre, o que acarretou na expressão “feira das culturas”. Dotado de bares, restaurantes, museus, teatros, lojas, igrejas, padarias, entre outros, esse bairro tem um valor histórico muito grande para o povo nordestino como um todo. Após a revitalização ocorrida, o Pelourinho Salvador ganhou cores, muitas atividades culturais e eventos de dança, teatro de rua e oficinas gratuitos. As gravações de filmes e clipes trouxeram muitos benefícios à população, pois aduziram turistas (nacionais e internacionais) movidos pelo fanatismo apenas para conhecer os lugares das gravações. A combinação entre os eventos gratuitos ofertados pelo governo e a popularização através da promoção de famosos, acarretou na autonomia econômica do bairro e na melhoria das condições habitacionais dos moradores do Pelourinho.
Os eventos mais famosos que acontecem no Pelourinho Salvador são as terças e domingos com o Grupo Olodum. Já nos meses que antecedem o carnaval, a alegria da moçada é por conta dos Filhos de Ghandi.