O que é o Kircherismo
Sempre houve falar desse sistema da Argentina, mas nunca soube o seu real significado? Confira mais informações sobre o que é o Kircherismo.
Mais sobre os presidentes Kirchers
Saber o que é o Kircherismo é essencial para entender o próprio lugar onde moramos, a América Latina, além das medidas tomadas por nosso país vizinho. Se trata de uma filosofia política baseada na ideologia do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, de 2003 a 2007, posteriormente sucedido pela sua esposa, Cristina Fernandéz de Kirchner, que assumiu em 2007 e permanece até hoje.
Apesar de ambos terem feito (Néstor faleceu no ano de 2010) ou fazerem parte do Partido Justicialista, que também traz filosofias Peronistas, o partido possui algumas subdivisões permitidas dentro do mesmo. Na explicação de o que é o Kircherismo, se trata do lado esquerdista do partido, sendo que ambos começaram na parte da Juventude Peronista (ler O que é o Peronismo).
O que é o Kircherismo e suas principais características
A preocupação com os direitos humanos é algo encontrado na hora de falar das características de o que é o Kircherismo, com a presença de um governo que fez investigações de casos antigos de guerra, por exemplo, como o que ocorreu a punição dos condenados pela Guerra Suja, época da Ditadura Militar na Argentina entre as décadas de 70 e 80. Isso ainda levou várias organizações se tornarem adeptas do Kircherismo.
Como outros países próximos, a filosofia também busca fortalecer as ligações das nações da América Latina, especialmente com o Brasil. Indo contra o lado mais conservados da política argentina, o que é o Kircherismo ainda tem simpatia com o controle da natalidade, principalmente para o atual ocupante do Ministério da Saúde. Isso levou a Igreja a criar raízes contra a filosofia.
A filosofia na economia e na política
Na economia, sabre o que é o Kircherismo é também essencial para entender algumas situações, como a própria contrariedade aos acordos de livre comércio com os Estados Unidos da América, o que até gerou um conflito com George W. Bush no ano de 2005, quando o governo se recusou a assinar um acordo com o ALCA (Área de Livre Comércio das Américas, composto por todos os países americanos, menos Cuba. A proposta não saiu do papel, desde então).
Também se propõe contra o neoliberalismo, ou seja, contra privatizações e liberações econômicas. Apesar disso, o que é o Kircherismo é a favor do desenvolvimento industrial no país, além de mostrar uma grande preocupação com a educação. O PIB – Produto Interno Bruto enviado para o setor educacional passou por um significativo aumento desde a entrada do presidente Néstor.
O que é o Kircherismo: crise da filosofia
Depois da crise da Argentina com o calote, a popularização de o que é o Kircherismo está ficando cada vez menor, de acordo com especulações no próprio país. Isto pode significar uma possível mudança de governo nas próximas eleições. Em 2011, a principal oposição do Partido Justicialista foi Hermes Binner, do Partido Socialista.