Nossa Caixa Agências
Sobre a Nossa Caixa Agências
A Nossa Caixa é um banco brasileiro que foi fundado em 1916. No ano de 2009, o Banco do Brasil adquiriu todas as agências e funcionários, assim como clientes do Banco. Entretanto, o Banco do Brasil preferiu não incorporar por enquanto sua marca, deixando em atividade o banco Nossa Caixa. Ele possui cerca de quinhentos e quarenta e sete agências em todo o Estado de São Paulo e aproximadamente quinze mil funcionários.
História Nossa Caixa
Sua história está associada com a economia do café. Em 1916 quando a Europa começa a cortar as exportações de café vindas do Brasil, devido a I Guerra Mundial que durou entre 1914 a 1918. O problema causado pela recessão política fizeram com que os cenários sociais, políticos e principalmente econômicos se mexessem.
Desta forma, com a população preocupada com a instabilidade econômica fez com que as mesmas deixassem de gastar. Assim, o governo de São Paulo percebe um momento muito importante para dar início a criação das Caixas Econômicas Paulistanas, já que governos anteriores não conseguiram fazê-la.
Assim, em 1916, o presidente do Estado de São Paulo da época, Altino Arantes, assinou a lei nº 1544 criando as Caixas Econômicas em São Paulo capital, Santos, Campinas e Ribeirão Preto. Seu intuito inicial era receber da população pequenos depósitos para que os mesmos fossem se habituando a formar pecúlios em caso de crise.
No ano seguinte, em 22 de março de 1917, as atividades da Caixa Econômica do Estado deram-se início. O primeiro a efetuar depósito foi o filho do Presidente do Estado de São Paulo, simbólicos um contos de réis.
Nossa Caixa sempre foi uma sociedade de economia mista. O Estado de São Paulo era detentora de 71,25 % das ações da empresa. No ano de 2001 o então governador de São Paulo Geraldo Alckmim autorizou a venda de 49 % da instituição financeira. Uma ação conjunta do Governo Federal e do Banco do Brasil fizeram com que a Nossa Caixa, em tese, continuasse na mãos do Estado, adquirindo assim o Banco do Brasil as ações e Alckmim colocou a venda.
Agências da Nossa Caixa
Hoje a Nossa Caixa possui mais de quinhentas agências espalhadas pelo Estado de São Paulo. O atendimento dela é considerada uma das melhores em seu ramo no Brasil. Suas unidades estão localizadas em pontos estratégicos para melhor comodidade do cliente.
Certificado Digital Caixa
Sobre o Certificado Digital Caixa
A cada dia, mais e mais pessoas fazem uso da internet como meio de pagar suas contas e resolver suas questões bancárias. Porém, a maior preocupação de quem usa os chamados Internet Banking é com a segurança. As pessoas têm medo de que seus computadores estejam sendo monitorados ou suas senhas sejam copiadas por hackers mal-intencionados.
Muitas vezes, isso acontece mesmo e por falta de atualização dos programas antivírus e descuidos do usuário. Nessas situações, os bancos costumam devolver o dinheiro do cliente sem que esse tenha nenhum dano. Por isso que, com objetivo de tornar seu Internet Banking mais seguro, a Caixa Econômica Federal criou a Identidade Digital Caixa.
Identidade Digital
Depois da criação e aplicação desse novo jeito de usar o banco pela internet, os clientes e parceiros da Caixa e vão poder usar um sistema altamente seguro. A Identidade Digital Caixa será obtida pelos usuários através de um certificado emitido pelo próprio banco, pois, no Brasil, somente a Caixa é oficialmente reconhecida como Autoridade Certificadora.
Para fazer uma comparação com os principais documentos de identificação como RG, CPF ou passaporte, a Identidade Digital Caixa teria esse mesmo valor só que no meio virtual.
Tipos
O certificado digital Caixa pode ser emitido segundo dois tipos, o tipo A1 e o tipo A3. Todos possuem processos de geração da chave criptográfica por software ou hardware, cartão inteligente ou token de senhas e validade.
Os tipos A1 e A3 podem servir para pessoas físicas, pessoas jurídicas e membros da justiça.
Além da firme reputação da Caixa como banco, ela está ampliando sua atuação do sentido da segurança nas transferências eletrônicas. Para as pessoas jurídicas que usam o serviço do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), é possível receber a Certificação Digital da Caixa e fazer uso de todos os serviços sem preocupações com hackers.
Obtenção
Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem solicitar o certificado digital Caixa, para isso devem preencher o formulário de solicitação disponível no site da caixa e se dirigir a uma agência credenciada portando uma série de documentos.
As agências credenciadas podem ser visualizadas no próprio portal da Caixa e a lista de documentos e fotocópias, para os três tipos de clientes, consta no site dentro da opção “Como obter a identidade Digital Caixa”.