Nikola Tesla
Você sabia que boa parte das invenções do mundo moderno relacionadas ao uso de eletricidade, mecânica e eletrotécnica (como o controle remoto que abre o seu portão ou o controle de sua TV, o rádio que você ouve ou mesmo o abastecimento de eletricidade da sua casa) foram criadas ou baseadas nas descobertas e experiências de Nikola Tesla? Muitas pessoas nunca ouviram falar deste gênio da ciência.
Quem foi Nikola Tesla
Considerado o avô da eletricidade, Nikola Tesla foi um inventor croata radicado nos EUA, genial e muito polêmico. Nascido em 1856, foi o primeiro a conseguir a transmissão de sons por ondas de rádio, invenção esta atribuída ao italiano Marconi, e posteriormente contestada. Sua contribuição para a descoberta do uso da eletricidade é imensa e anterior a Thomas Edison.
Edison, inclusive tentou diversas vezes boicotar os experimentos de Tesla, principalmente em uma época conhecida como Guerra das Correntes, em que ambos competiam para oferecer o melhor meio de se produzir e distribuir eletricidade. Edison se apoiava na sua teoria sobre a corrente contínua (CC) para a distribuição em massa, que para ser distribuída precisaria de regeneradores de energia a cada 2 ou 4 quilômetros. Tesla desenvolveu os fundamentos dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alterna (AC) – é a corrente alternada que leva a energia gerada nas usinas até as nossas casas. A Guerra das Correntes foi vencida por Nikola Tesla e contribuiu efetivamente para a Segunda Revolução Industrial.
Nikola Tesla era considerado excêntrico, muitas vezes desacreditado e tido como maluco, pois sempre buscava soluções não convencionais. Sua maior experiência era alcançar um meio de transmitir energia, de um ponto a outro sem o uso de fios. O Raio da Morte, por exemplo, compreendia em uma torre de 27 metros, construída, mas nunca concluída, para transmitir energia elétrica livremente de um ponto a outro, como ondas de rádio. Na verdade, tratava-se de uma espécie de acelerador de partículas, que não foi desenvolvido por Tesla em vida.
Invenções e descobertas
Nikola Tesla também responsável por invenções como o controle remoto, a lâmpada fluorescente e o submarino elétrico. Entre suas descobertas e invenções está ainda o amplificador a válvula, o campo magnético rotativo na forma de motor de indução – muito utilizado em grande parte das indústrias atualmente, a ignição elétrica para motores a gasolina, o radar, etc.
A importância de Tesla para a humanidade
Se você está lendo este texto pela internet, deve entender que sem a energia elétrica isso não seria possível. Também o grande avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas provavelmente jamais tivesse alcançado as proporções globais de hoje sem a descoberta do uso da eletricidade tal como concebia Nikola Tesla.
Tesla foi um homem a frente de seu tempo e jamais reconhecido devidamente por seus feitos, nem mesmo quando ainda era vivo. Muitas de suas patentes foram roubadas ou corrompidas, e mesmo assim, Nikola Tesla focava sempre no futuro, em que possivelmente seus experimentos pudessem ser partilhados de uma forma global.
Tesla hoje
Muito ainda precisa ser desenvolvido a partir das teorias de Nikola Tesla. Sua importância para a atualidade é imensa. Em uma época em que se busca meios limpos de energia e uma vida mais sustentável, é importante ressaltar, por exemplo, que foi Nikola Tesla o primeiro a converter um automóvel a combustão (material fóssil) em um veículo elétrico. A lâmpada fluorescente que usamos, mais econômica e que causa menos impacto ao meio ambiente, foi uma de suas invenções mais brilhantes.
O que seria da medicina sem a tecnologia empregada nas máquinas de Raio-X? Nikola Tesla desenvolveu esta tecnologia, assim como as teorias sobre o magnetismo e o radar, usadas tanto na área médica, como em muitas outras. A partir de sua busca na transmissão de energia sem o uso de fios, acabou desenvolvendo protótipos de navios e submarino por controle remoto, assim como muitas das tecnologias empregadas nos sistemas de informação e máquinas informatizadas – a tecnologia wireless é um exemplo disso.