NCE USP
A Universidade de São Paulo, também conhecida pelas siglas USP, é uma das melhores e mais conceituadas universidades de toda a América do Sul, é uma das três universidades públicas que são sustentadas pelo governo do estado de São Paulo. As outras duas são as também qualificadas Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, e a Universidade Estadual Paulista, a Unesp.
Considerada a maior universidade pública de todo o território brasileiro, a USP é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas em todo o país.
Estrutura da USP
Com aproximadamente 75 mil alunos, ela possui onze campi, sendo que quatro deles estão localizados na própria cidade de São Paulo, cujo principal é a famosa Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira. Os outros campi estão nas cidades de Lorena, Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto, Piracicaba e mais dois na cidade de São Carlos.
De acordo com uma seleção realizada pelo QS World University Ranlings realizada no ano de 2011, a USP é considerada a 169ª melhor universidade de todo o mundo e a melhor da América Latina. Já nesse ano, a Webometrics Ranking of Worl Universities classificou a USP como a primeira da América do Sul e a vigésima do mundo em exposição na internet.
Universidade de São Paulo
A USP, entre todas as universidades públicas do Brasil, possui o maior número de vagas para os cursos de graduação e de pós-graduação. Outra característica positiva da universidade é que ela é a que mais forma mestres e doutores em todo o mundo, além de ser a responsável por 50 % de toda a produção científica de São Paulo.
Formando a “elite intelectual” brasileira ao longo da história, passaram pela USP alunos que se tornaram mais tarde figuras importantes no Brasil. O sociólogo Fernando Henrique Cardoso e o advogado Jânio Quadros e mais uma dezena de presidentes brasileiros se formaram na USP, além de 53 ministros na história do Supremo Tribunal Federal que também se formaram na Universidade.
Sobre o NCE da USP
Como uma das maiores e melhores universidades de toda a América do Sul, a USP trabalha com diversos campos do conhecimento. Um desses campos é estudo através do NCE, Núcleo da Comunicação e da Educação, que realiza pesquisas sobre uma área que ainda é muito pouco explorada – a educomunicação.
Criado na década de 1970, o termo educação foi idealizado por Mário Kaplun. O objetivo dessa área de pesquisa é estudar como os meios de comunicação como instrumento de ensino impactam e influenciam o ambiente de dentro das salas de aulas.
No próprio site da universidade na internet, os interessados podem encontrar textos, sites e referências bibliográficas sobre a educomunicação. Além disso, a página também disponibiliza informações sobre pesquisas, projetos de extensão, eventos para os participantes do NCE e muitas outras notícias.
Nesse mesmo site os internautas ainda podem encontrar informações de como elaborar uma rádio escola, quais são as experiências latino-americanas sobre a educomunicação, acessar o site da Rede Brasileira de Edocomunicadores e muitos outros links que trazem assuntos importantes para quem deseja se aprofundar nessa área.
Considerado um dos maiores e mais importantes centros de estudo sobre a educomunicação, o NCE é vista como uma importantíssima fonte de informações para pesquisas.
Fotos