NAFTA e Mercosul

links patrocinados

NAFTA e Mercosul

NAFTA e Mercosul

Blocos econômicos: União Europeia, Apec, Alca, Nafta e Mercosul

Com a ascensão da economia, e a competitividade entre as potências capitalistas, começaram a surgir os Blocos Econômicos, o primeiro a nascer foi a União Europeia (composta atualmente por 27 países europeus), que tinha como objetivo competir com os Estados Unidos, sendo, portanto a maior potência econômica mundial.

Porém, logo o Nafta (composto pelo Estados Unidos, Canadá e México) surgiu para competir com a UE (União Europeia) dando inicio a competitividade entre os diversos blocos econômicos, que se encontram hoje no mercado mundial.

O que é um Bloco Econômico?

É a união de países, vinculados a alguma característica em comum, seja ela territorial (como na maioria dos casos) ou produtiva, levando em consideração um bem produzido por todos os membros. O propósito da junção desses países é o fortalecimento econômico mundial.

Mercosul

Os países membros dos blocos econômicos devem adotar algumas medidas comumente para favorecer o comercio intrabloco (dos países do mesmo bloco), normalmente são elas: redução de impostos sobre a exportação/importação para os países do bloco, livre circulação de pessoas, causando uma homogeneidade na qualidade de mão de obra e rede de transporte comum, facilitando a integridade geográfica.

Outro ponto que deve ser similar são as decisões políticas tomadas e a forma de política adotada (democracia, presidencialismo…).

O Mercosul

Mercosul é a sigla para Mercado Comum do Sul, que surgiu em 1991, proveniente da assinatura dos países: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai do Tratado de Assunção. Atualmente, o objetivo do grupo é a união aduaneira, que se afasta a cada dia devido a crise atual crise financeira.

Porém, é evidente a evolução do Mercosul, intercâmbios culturais, econômicos e sociais vêm crescendo, juntamente com a defesa da democracia. Um episódio que comprova tal avanço foi o impedimento do Golpe Militar no Paraguai no ano de 1996, ameaçando a exclusão do país no grupo.

Nafta

Outro acontecimento importante para a integração do bloco econômico é a implementação do espanhol como segunda língua nas escolas brasileiras e a do português, nas escolas dos demais países componentes do grupo. Hoje o Mercosul conta com: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

O Nafta

Nafta é sigla de Tratato Norte-Americano de Livre Comércio, originalmente, em inglês, North America Free Trade Agreement, foi gerado em 1993, pelo consentimento dos três países norte-americanos, Canadá, Estados Unidos e México. O principal motivo da criação deste grupo foi enfrentar a União Europeia, que vinha comandando o cenário econômico mundial.

O que acontece no Nafta é uma “troca de favores” por um lado os Estados Unidos e o Canadá exploram os recursos naturais e a mão de obra barata do México, quanto este consome mercadorias com certas regalias. Há muito interesse dos Estados Unidos em expandir o bloco econômico, que inclusive, já convidou o Chile em 1994 para fazer parte desta união, visando um megabloco.

Blocos Economicos

ALCA – União: Nafta e Mercosul

Área de Livre Comércio das Américas é um plano de bloco econômico proposto pelos Estados Unidos da América em 1994, que consiste em reunir todos os países da América com exceção de Cuba, porém no fim 2005 as negociações pararam devido à discrepância existente.

Segundo os manifestantes que saíram as ruas para protestar o ALCA, este grupo teria como principal objetivo a manipulação dos Estados Unidos sobre os países latino-americos, foram esses movimentos que deram fim a iniciativa da criação do deste bloco econômico.

Alca Uniao da NAFTA e Mercosul

Pesquisar