Mudanças no Vestibular
O vestibular é uma prova de teor classificatório ou eliminatório que seleciona estudantes para cursar o Ensino Superior. O processo é feito em todas as regiões do Brasil, com diferenças de universidade para universidade. Entretanto, algumas Mudanças no Vestibular já podem ser percebidas pelos vestibulandos.
Sobre as Mudanças no Vestibular
As universidades, faculdades e centro universitários possuem autonomia na hora de realizar o processo seletivo para escolher seus alunos.
Muitas optam pela realização dos vestibulares tradicionais em uma ou duas etapas, que possuem questões sobre os assuntos estudados no Ensino Médio e também perguntas de habilidades específicas. Para unificar o processo de seleção, algumas Universidades Federais e Estaduais fizeram Mudanças no Vestibular.
Seleção pelo SISU
O Sistema Integrado de Seleção – SISU é um dos processos classificatórios que substituiu os vestibulares. Pelo sistema, os alunos que estivem interessados em entrar na universidade devem obrigatoriamente prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. As notas que vão selecionar os estudantes são retiradas da prova e é o Sistema do SISU que faz a lista classificatória.
O SISU possibilita o ingresso em universidades públicas, Federais ou Estaduais e as vagas oferecidas pelo sistema podem preencher taxas com percentual de até 100% das vagas ofertadas pela Instituição de Ensino Superior. Algumas ainda podem utilizar a nota do ENEM para preencher o quadro de vagas remanescentes.
Universidades que aceitam o SISU
Exemplos de entidades que oferecem metade das vagas de graduação pelo SISU são as UEPB, UESC, UnB e UFAM. Outras universidades e centro fizeram mudanças no vestibular e preenchem todas as vagas por meio do Sistema Integrado de Seleção, como a UniRio, UFRJ, UTFPR, UFPel, UFOP, UFTM, UFU e a UFSCar.
Algumas ainda usam a nota do ENEM para os candidatos das vagas remanescentes, como as sulistas UEL e UNICentro. Com processo seletivo composto por duas etapas, a primeira fase de algumas universidades utiliza a nota ENEM para selecionar os vestibulandos aptos a fazerem a segunda etapa. Exemplos são as UFG, UFPE, UPE, UFRA, UFES, Unifesp e Unicamp.
Benefícios das Mudanças no Vestibular
A proposta de utilizar o Sistema Integrado de Seleção para selecionar os estudantes de todas as universidades públicas do Brasil possui vantagens aos candidatos. Essas mudanças no vestibular e no processo de seleção unificariam os conhecimentos, fazendo do ENEM o único estilo de prova que o candidato precisaria estudar.
Como o SISU é uma ferramenta puramente virtual, todo o procedimento de seleção não traria a necessidade de deslocamento por parte dos interessados em se candidatar a uma Universidade Pública Federal ou Estadual. Somente se for aceito é que o candidato iria até a Instituição de Ensino para levar sua documentação e fazer sua matrícula.
Outro benefício da ferramenta do SISU é que durante o período vigente para as inscrições os candidatos podem verificar todos os dias em qual posição estão na lista classificatórias e se estarão aptos a passarem na universidade até o final do prazo. Caso não consiga, o aluno pode mudar a universidade e até o curso que está se candidatando.