Modelo de Monografia
Assim que o universitário acaba de entrar na faculdade, os professores já começam a falar sobre a monografia. Para muitos, o trabalho é um pesadelo, pois reúne em apenas um modelo e o acadêmico deve apresentar o que aprendeu durante o curso universitário.
O grande pesadelo, na verdade, são pelas regras e normas, que muitas vezes deixam os acadêmicos em pé. A monografia é um dos fundamentais trabalhos para conclusão de curso, senão o mais importante.
Apesar de todo o terrorismo que colocam em cima da monografia, ela é extremamente importante, pois prova que o universitário aprendeu a base teórica do ensino e conseguiu colocar em prática. Portanto, merece receber o diploma de graduados.
Modelo de monografia: saiba mais
Muitos deixam para pensar na monografia apenas no último ano de faculdade. O certo é já ir pensando desde o primeiro ano, pois assim não bate o desespero. A maioria das instituições de ensino, especialmente de ensino superior, durante a graduação, têm disciplinas voltadas às metodologias que ensina a produção da monografia.
Portanto, é muito importante seguir as regras e todas as normas exigidas pela instituição, pois são essenciais para aprovação em honra. A monografia é o último trabalho da faculdade e deverá ser apresentando no final da graduação. Ela deve ser muito bem pensada, com um tema coerente à graduação, uma boa orientação e e acordo com as exigências da instituição.
Tema da Monografia
Um dos processos mais importantes para início da produção da monografia é, sem dúvidas, a escolha do tema. Primeiramente, o assunto deve ser coerente com a área de estudo, além de ser um trabalho relevante e que apresente, ou não, novidades para a área de atuação.
Depois deste passo, e escolhido o tema de acordo com a graduação, o acadêmico deve verificar a bibliografia disponível do assunto. É muito importante, nesta etapa, uma pesquisa bem aprofundada, e que também não fuja do assunto. Assim, o trabalho estará muito bem embasado teoricamente. A partir disso, com auxílio do orientador escolhido pelo acadêmico ou a própria instituição, o aluno poderá dar sequência no processo de produção da monografia.
Normas da Monografia
A maioria dos trabalhos de conclusão de curso, especialmente as monografias, seguem normas estabelecidas pela Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT). No entanto, estas normas são facultativas de cada instituição. Se a sua faculdade ou universidade exigir as regras da ABNT ela deve, necessariamente, disponibilizar na biblioteca da instituição ou no site, todas as regras e normas. Além disso, o orientador do seu trabalho poderá auxiliá-lo nesta questão, para que seu trabalho esteja de acordo com todas as exigências científicas da ABNT.
Modelo de Monografia
Os acadêmicos que ainda não iniciaram e têm interesse em adiantar, ou mesmo conhecer um trabalho acadêmico, como a monografia, podem encontrar diversos modelos disponíveis gratuitamente na internet.
Os trabalhos, como a monografia, basicamente é composta por capa, folha de rosto, resumo, índice, objetivos, referencial teórico e bibliografia da pesquisa realizada. Entretanto, é importante tomar muito cuidado com os modelos de monografia, pois estas podem não estar nas regras da ABNT, haja vista que as regras são facultativas de cada instituição.