Memória Virtual Baixa
Já deve ter aparecido para você enquanto utiliza o sistema operacional Windows a mensagem de erro acusando memória virtual baixa. Este erro é muito comum e pode ser facilmente corrigido para que não ocorra mais. A seguir, você irá aprender como consertar este problema e até evitar que ele ocorra no futuro; e, de quebra, irá descobrir o que é memória virtual e o motivo de ela ser tão importante para o bom funcionamento de seu computador.
Trata-se de um erro bem autoexplicativo em relação ao seu problema: memória virtual baixa significa que o computador não está conseguindo acessar a quantidade de memória virtual que precisa para desempenhar determinada função. Isso acontece quando você tem muitos programas abertos ou poucos, mas que demandam muita memória para funcionar. Você pode configurar a quantidade de memória virtual disponível a partir do Painel de Controle, indo até as propriedades de Sistema. Lá, é possível selecionar a quantidade de disco rígido que você quer converter em memória virtual. Atenção: nem sempre é sábio dedicar muito espaço do seu HD para memória virtual, pois não trará muitos benefícios. Configurar de 2 a 4 GB já está de bom tamanho.
O que é memória virtual?
O computador utiliza memória para guardar informações temporárias como programas abertos que você tem em seu Windows, por exemplo. No entanto, você pode utilizar memória virtual para expandir a sua memória real e conseguir um ganho de velocidade neste tipo de tarefa. A memória virtual provém de espaço no HD que é separado para agir como memória. No entanto, há diferenças drásticas entre utilizar o HD e uma memória real. O HD é bem mais lento do que um pente de memória para o acesso de informações, por exemplo. E quando se trata de memória, queremos que o acesso às informações seja bem rápido. É por isso que nem há tantas vantagens em dedicar muito espaço do disco rígido para memória virtual, já que o ganho será praticamente ao mesmo que dedicar pouco espaço.
Por que usar a memória virtual?
O usuário de Windows talvez nem precise configurar a memória virtual para ela funcionar. A partir do Windows Vista, a memória virtual já vem ativada com uma quantidade saudável de espaço do HD para que não ocupe nem espaço de mais nem de menos. Com o Windows 7, o gerenciamento de memória virtual passou a ser dinâmico, ou seja, o espaço no HD só é utilizado conforme a memória real do computador precisa. Nestes casos, não há vantagens em desativar a memória virtual e este erro de memória virtual baixa raramente deve ocorrer, já que se faltar memória virtual o Windows deve apenas encerrar processos que o estão deixando lento e continuar a trabalhar normalmente.
Como desativar o recurso de memória virtual
Caso você realmente queira desativar o recurso de memória virtual, deve ir até o Painel de Controle e às propriedades de Sistema. É o mesmo local onde configuramos a quantidade de memória virtual disponível anteriormente. Uma das opções da caixa de ferramentas é a de desativar por completo o recurso de memória virtual.
Atenção: o Windows precisará ser reiniciado para completar esta tarefa, já que precisa esvaziar a memória virtual para que seu espaço possa ser reaproveitado pelo HD.