Memória RAM
A Random Access Memory (em tradução literal: memória com acesso aleatório), mais conhecida como RAM é um sistema do tipo memória, classificada como hardware (ou seja, peças físicas) que permite à diferentes produtos tecnológicos processarem e executarem ações de acordo com o que o usuário precisa ou deseja. Em todos os equipamentos eletrônicos a RAM é considerada uma peça do tipo primária, afetando diretamente, portanto, o funcionamento adequado do produto.
Não apenas em computadores pessoais, mas também em notebooks, netbooks, celulares, smartphones, tablets, entre outros, é preciso ter uma boa memória RAM para que haja armazenamento de dados em execução, melhorando, portanto, o desempenho. Além disso, quanto mais memória um equipamento tem, mais rápido as ações são executadas – um dos exemplos mais simples está em abrir um aplicativo, como o seu navegador: ele ocorre de forma imediata em computadores com mais de um gigabyte de memória, enquanto pode demorar minutos nos de quinhentos e doze megabytes ou menos (se é que ainda estão em funcionamento). Esses produtos mais antigos também travam com mais facilidade quando se tenta fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo.
O diferencial dessa memória é que ela é volátil, ou seja, as ações se perdem quando o computador (ou qualquer outra tecnologia) é desligado. Por isso se faz necessário salvar os arquivos em um disco não volátil, como é o caso do hard drive (HD) do próprio computador (disco rígido) ou então os HD externos, pen drives, flash drives, etc. Outra opção é salvar através da própria internet, como enviar o seu arquivo para você mesmo por email, fazer o upload no Google Docs e semelhantes ou ainda em sites como Media Fire, etc.
Mais informações
Na hora de comprar memória RAM extra, se faz necessário pesquisar a compatibilidade (existem modelos diferentes e para marcas variadas), além da quantidade de pentes que cabem no seu aparelho. No caso de notebooks, é comum que haja espaço para três pentes, que podem variar desde quinhentos e doze megas até dois gigabytes ou mais.
É preciso, entretanto, que o número feche a compatibilidade: não é possível adicionar três pentes de quinhentos e doze – ou adicionam-se dois ou então um de um gigabyte e um de quinhentos e doze. Tudo isso é melhor explicado pelo técnico que irá vender e instalar o equipamento. Além disso, existem diferentes modelos e desempenhos como SDR, DDR, DDR2, entre outros. Bem como cachês de armazenamento simples ou duplos, etc.
A memória RAM foi desenvolvida entre os anos cinqüenta e setenta, sendo que apenas no final dessa última década que realmente a tecnologia foi implementada em diferentes produtos. Já estão sendo desenvolvidos sistemas ainda mais rápidos, como, por exemplo, a TRAM, ZRAM e a TTRAM, que possuem uma capacidade de processamento mais impressionante e é destinada inicialmente para grandes computadores de empresas grandes com alto número de dados e execuções simultâneas. Apesar de serem tecnologias substituintes, não se pode negar que são melhorias e adaptações evolutivas da tecnologia RAM, inovadora e até hoje transformadora da forma como vemos a internet, os computadores e máquinas em geral.
Fotos
Confira Fotos da Memória RAM: