Memória Cache
Sabe quando você já visitou uma página na internet e a primeira vez que você o fez esta página demorou bastante tempo para ser aberta, porém, após você ter realizado a primeira visita ao site, a página passou a abrir com maior velocidade quase que instantaneamente?
Então, o dispositivo interno do seu computador que é responsável por isso é a memória cache esta “guarda” alguns códigos e particularidades de cada site que você acessa.
Se você apagar o histórico do seu computador, essa memória também é apagada e os sites que abriam ligeiramente, demoraram mais tempo para serem executados.
A mesma coisa acontece com os vídeos visualizados no YouTube, a primeira vez que você os assiste o vídeo demora minutos para carregar, porém depois que você assiste este por uma vez, ele abre bem mais rápido.
Para que serve a memória Cache
A finalidade da memória Cache é possibilitar uma navegação mais rápida, sendo assim, ela armazena o máximo de informações possíveis em um curto período de tempo, mantendo-as “a salvo” por toda a vida útil do seu computador.
Se não existisse está memória, não teria como gravar senhas e usuários nas redes sociais e sites de cadastramento e a navegabilidade na internet seria quase impossível, pois levaria o quádruplo do tempo para realizar as tarefas que são feitas rapidamente no seu cotidiano.
Esta memória fica localizada no processador do seu equipamento e foi criada coma finalidade de suprir a deficiência existente no acompanhamento entre a memória RAM e do processador, sendo que a memória RAM é considerada lenta e deixa o processador aguardando a sua “leitura” para que assim as informações sejam liberadas, para que um computados funcione, todas as vezes que o usuário clicar em um arquivo ou abrir uma página, o processador envia informações para a memória RAM, esta, deve vasculhar os dados a serem usados pelo HD, então ela manda as informações novamente para o processador, este mostra o conteúdo na tela através de uma conexão existente com a placa responsável por exibição de imagens. Devido a baixa capacidade de armazenamento de memória das memórias RAM, esta exerce com lentidão a devoluta de informações ao processador.
Para suprir esta demora, a memória Cache foi criada, mesmo com uma capacidade bastante inferior a memória RAM, esta é capaz de agilizar este processo, pois armazena apenas dados de suma importância e que são utilizados recorrentemente.
Categorias de memória cachê
Atualmente existem três tipos de memórias Cache, sendo uma dessas Primária, e as outras duas Secundária , todas estão ficam no processador e são atualizadas a cada modernização de processador.
O Futuro das memórias Cache
Estudiosos do meio da computação acreditam que, assim que a capacidade de armazenamento das memórias cachê for aumentada, esta será a principal memória do computador, pois possibilita maior agilidade as máquinas, que tendem a ficar, a cada geração de processadores e memórias Caches mais rápidos. Sendo assim, muitos alegam que o sistema das Caches será formado por quatro memórias, uma central e três de apoio.