O Marketing de Relacionamento
O que é o Marketing de relacionamento?
Segundo Keena, 1991, o marketing de Relacionamento tem como objetivo sustentar o relacionamento com o cliente. A integração dos clientes com a empresa deve ser composta, durante o projeto, o desenvolvimento de processos, seja industrial ou de vendas e também após a venda do produto ou serviço. A consistência do Marketing de Relacionamento está na construção de um relacionamento constante e duradouro da organização para com os clientes.
A fim de construir e manter uma ponte de ligação entre o cliente e a empresa o Marketing de Relacionamento visa à comunicação fácil e rápida suprindo as dúvidas e dando suporte aos clientes, que darão fidelidade e dados para a empresa.
Como funciona o Marketing de Relacionamento
O primeiro passo para compor um marketing de relacionamento é a escolha correta do público alvo, o público alvo é o grupo para qual a empresa destinará seu produto ou serviço, ela deverá fazer tudo para enquadrar sua mercadoria de acordo os as exigências e características deste conjunto, por isso ela deve focar e conquistar o nicho de mercado que ela escolheu para trabalhar. Uma empresa que nasce sem um público alvo, acaba morrendo por falência devido à falta de consumidores.
Uma vez escolhido o público que a empresa quer conquistar, ela deve fazer uma pesquisa mercadológica focada desde contingente, para saber qual será o meio de comunicação escolhido para manter contato com os consumidores potenciais. É claro que nem todos os consumidores serão exclusivamente do nicho que a empresa optou, porém deve-se priorizar o público alvo escolhido inicialmente.
Agora que a empresa já estabeleceu o meio de comunicação a ser utilizado, ela deve alimentá-lo de forma a responder a todas as dúvidas, analisar todas as sugestões e responder e interpretar todas as críticas. A principal finalidade do Marketing de Relacionamento é fidelizar os consumidores, tornando-os clientes adoradores e apaixonados pela marca. Esse relacionamento também é muito utilizado para coletar dados, ao receber essas críticas/sugestões/dúvidas o consumidor manda também sua idade, sexo, onde mora e como gostaria de ser tratado, então a empresa deve analisar esses dados e monitorar a vida e os hábitos do seu público-alvo.
A Utilidade Prática do Marketing de Relacionamento
Por exemplo: uma loja de perfume (que tinha como público alvo, mulheres de 30 a 50 anos, classe B e casadas) percebeu, com a coleta e apreciação dos dados coletados que os maridos das mulheres começaram a frequentar as lojas e a contestar o porquê da limitada variedade dos perfumes masculinos. A empresa deve levar em conta essas críticas, passar a disponibilizar mais produtos dos quais foram revogados. Assim, ela lucrará mais com a venda de novas mercadorias, satisfará seu público-alvo, pois a esposa já pode aproveitar e levar o perfume do marido no mesmo lugar em que comprou o seu e ainda fidelizará um novo nicho de clientela.
A Necessidade do Individualismo no Mercado
Com as inovações tecnológicas e comunicacionais, entregar um cartão fidelidade ou brindes ou mandar recadinhos “personalizados” via redes sociais já não satisfaz ou consumidores, pois todas as empresas já adotam esta prática. O que o Marketing de Relacionamento busca é a exclusividade, ele tem por finalidade tratar de cada cliente como se fosse o único da empresa. Em decorrência disto o Marketing de Relacionamento começa na porta do negócio, ao ver que uma senhora está entrando carregada de bolsas, o atendente deve, prontamente se dispor a ajudar, levando-a um carrinho ou algo para facilitar a sua comodidade naquele ambiente. Sendo assim, se você procura adotar o Marketing de Relacionamento como uma prática na sua empresa, pense em como você gostaria de ser atendido, quais são as necessidades do seu cliente, numa dessas o seu negócio está deixando de ir para frente ou uma simples falta de café na garrafa no hall de sua loja.