Magazine Luiza
Fundado há mais de meio século, o Magazine Luiza está atualmente entre as dez maiores empresas do setor varejista brasileiro, com mais de 730 unidades espalhadas por 16 estados do país.
A primeira unidade da empresa foi criada em Franca, no interior paulista, em 1957, pelo casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano, que adquiriram uma loja chamada A Cristaleira. Após um concurso promovido em uma rádio da cidade, o nome escolhido para a nova loja foi Magazine Luiza.
Apesar de ser uma das maiores empresas varejistas do país, o Magazine Luiza segue a tradição de administração familiar. Desde 1991, a empresa é dirigida por Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora.
Expansão do Magazine Luiza
Aos 18 anos, Luiza Helena Trajano já atuava como executiva na empresa. Por isso, a fundadora da loja a escolheu como sua sucessora. Na década de 1990, graças às suas capacidades empresariais, Luiza Helena impulsionou o crescimento da marca.
Nesta época foi criada, por exemplo, a loja virtual do Magazine Luiza. Em 1996 foram inauguradas as primeiras unidades na região Centro-Oeste e no Paraná. Em 2004, o Magazine Luiza iniciou a aquisição de outras marcas, como Kilar, Base, Arno e Madol, estabelecendo-se de vez no sul do Brasil. Há 10 anos, o Magazine Luiza é considerado um dos melhores lugares para se trabalhar no país.
Linha de produtos
Atualmente, o Magazine Luiza oferece uma imensa variedade de produtos. Ao todo são 22 setores, como informática, móveis, perfumaria, eletroportáteis e diversos outros.
A empresa está sempre em busca dos principais lançamentos do mercado. No setor de eletrônicos e telefonia, por exemplo, é possível encontrar os últimos modelos de produtos de marcas como Apple e Samsung.
Onde encontrar uma unidade do Magazine Luiza
O Magazine Luiza possui mais de 730 lojas no país, além dos pontos de venda eletrônicos. Nestes, não há produtos em estoque ou exposição, apenas terminais multimídia onde é possível consultar preços e especificações.
Apesar do tratamento informatizado, todos os pontos eletrônicos possuem vendedores, que atuam como verdadeiros consultores dos clientes. Estes pontos eletrônicos, inclusive, foram responsáveis por agilizar ainda mais a expansão da marca na década de 1990.
Encontrar uma unidade ou ponto eletrônico do Magazine Luiza é simples: no site da empresa, acesse o menu “Nossas Lojas”, localizado na parte direita superior da página. Em seguida, basta navegar até a localidade desejada, ou digitar o endereço na barra de buscas.
Promoções e formas de pagamento
Além do caráter empreendedor de sua diretora, o Magazine Luiza também se expandiu rapidamente graças às formas de crediário oferecidas a seus clientes, além de promoções e facilidades de pagamento diversas.
Nas compras online, por exemplo, o frete é grátis para todo o país em compras superiores a R$99. Caso o valor seja maior do que R$179,90, o Magazine Luiza oferece um desconto de 12% no valor total da compra.
As lojas físicas também oferecem um grande número de promoções, que variam periodicamente. Neste caso, o ideal é acompanhar os folhetos de ofertas disponíveis na entrada das lojas.