Linhaça dourada
A linhaça é muito indicada pelos nutricionistas e médicos em geral pelas suas propriedades que contribuem para uma boa manutenção do organismo.Por ser rico em ômega-3, ômega-6 e ômega-9, ajuda a combater o colesterol ruim, além de variadas doenças cardiovasculares e colabora na circulação do sangue.
Por ser rica em fibras, também dá uma sensação de satisfação, facilitando a ingestão de porções menores na dieta. Essa mesma característica colabora para o bom funcionamento do intestino, resultando em alguns casos até em horários regulares de evacuação.
Outros benefícios da linhaça envolvem suas propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas. Além disso, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa, da hipertensão e da diabete.
Diferenças entre a linhaça marrom
Apenas a linhaça dourada possui ômega-6 e ômega-9. A linhaça marrom possui uma dosagem menor de propriedades, se limitando ao ômega-3. Isso resulta em um preço mais barato no mercado, mas que não vale a pena se compararmos com os benefícios da linhaça dourada.
A linhaça marrom é plantada nos países mediterrâneos, mas já ganhou espaço no Brasil, enquanto a dourada é importada do Canadá. Além da diferença na cor, preço e quantidade de ômega-3, o sabor também não é o mesmo. A linhaça dourada é mais suave, enquanto a marrom – que possui uma casca mais resistente – tem sabor mais concentrado.
As duas sementes, entretanto, apresentam boas quantidades de vitaminas, ferro, cálcio, selênio, magnésio, fósforo e potássio, além de outros nutrientes.
Incluindo na dieta
A linhaça não pode ser consumida em excesso, devido às suas propriedades de limpeza do organismo. Além disso, as sementes em geral possuem a característica de energia concentrada, não necessitando o consumo exagerado.
O ideal é comer a linhaça crua, preferencialmente após as sementes serem trituradas para facilitar o consumo. A farinha de linhaça já perdeu grande parte de seus nutrientes, então não é recomendada. O limite para adultos é de duas colheres de sopa de linhaça por dia e para crianças uma colher de sobremesa por dia.
Outra propriedade desse alimento é fazer com que o cérebro produza a colecistocinina, que é um hormônio responsável pelas sensações de saciedade e que contribuem para que os indivíduos comam porções menores.
Para quem deseja emagrecer
Inclua a linhaça triturada em uma das refeições diárias. O ideal é no café da manhã, por ser a refeição mais importante do dia. Um exemplo de receita pode ser adicionar a linhaça em sucos ou vitaminas, facilitando a ingestão. A semente não possui um sabor forte ou que altere o paladar de um mix de frutas.
Em algumas dietas que incluem a linhaça e possuem um cardápio um pouco mais rígido com relação aos carboidratos, é possível perder até cinco quilos em um período de trinta dias.
Para uma melhor qualidade de vida e aproveitamento da energia fornecida pela linhaça (dourada ou marrom), recomenda-se a prática de algum tipo de atividade física pelo menos três vezes por semana. Dessa forma, é possível equilibrar alimentação adequada com maior resistência física, beneficiando o seu corpo e mente.
Fotos
Confira Fotos da Linhaça dourada: