INSS Concurso
O Instituto Nacional de Previdência Social, o INSS, é uma autarquia que pertence ao Governo Federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, o MPS.
Contando com um quadro de funcionários estimado em mais de 40 milhões de contribuintes, o Instituto Nacional de Previdência Social possui uma equipe de trabalho composto por quase 40 mil servidores públicos ativos, que atendem por todo o país mais de quatro milhões de pessoas todos os meses.
Como se trata de uma autarquia, o Instituto Nacional de Previdência Social recebe contribuições financeiras para realizar a manutenção do Regime Geral da Previdência Social. E é dessa forma que o INSS se torna o responsável pelo pagamento de aposentadorias, auxílio – doença, pensão por morte e outros benefícios previstos por lei.
História do INSS
O Instituto Nacional de Previdência Social foi criado baseado em um artigo – o artigo 17 da Lei 8029/90. O INSS surgiu através de um acordo assinado pelo presidente da época, Fernando Collor de Melo, como uma fusão entre o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Os benefícios mais solicitados pelo Instituto Nacional de Previdência Social
Os benefícios que mais são solicitados pelos cidadãos brasileiros são a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, auxílio – doença e auxílio – maternidade.
Para saber mais sobre os detalhes de todos os benefícios que são oferecidos pelo INSS e que são de direito do trabalhador brasileiro, basta acessar o site do Ministério da Previdência Social. Na página, todas as informações estão disponíveis de forma simples e clara. Qualquer tipo de benefício oferecido pelo INSS é direito de todo contribuinte, saiba qual é o seu e faça com que o seu direito seja cumprido.
Concurso do INSS
No dia 27 de março de 2012, o Instituto Nacional de Previdência Social publicou no Diário Oficial da União o resultado final do concurso que oferecia 1875 vagas, com remuneração inicial de R$ 4.496 , 89 e R$ 9.070 , 93. As vagas se dividiam em dois níveis – 375 vagas para o cargo de Perito Médico Previdenciário e 1.500 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social.
O concurso foi aberto devido ao fato de que o Instituto Nacional de Previdência Social estava precisando atender às demandas do Plano de Expansão da Rede de Atendimento, o PEX. Com o objetivo de aproximar as pessoas do INSS, a previsão para os próximos anos é de que 720 novas agências sejam inauguradas em municípios com mais de 20 mil habitantes e que não possuam agência plena, requisitos exigidos pelo Ministério.
Das vagas que foram oferecidas, 5% delas foram reservadas às pessoas com algum tipo de deficiência. Para as vagas de Técnico do Seguro Social, os requisitos mínimos para ocupar os cargos eram – Ensino Médio completo – enquanto que, para ocupar as vagas de Perito Médico Previdenciário, os requisitos mínimos eram – Nível Superior completo no curso de medicina.
Para aqueles que prestaram esse concurso e desejam saber o resultado final, a página da Fundação Carlos Chagas disponibiliza os arquivos completos, como o Edital do Resultado Final e o Edital de Homologação do Resultado Final.
Fotos
Confira Fotos do INSS Concurso: