INEP Gabarito ENEM 2014
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é a prova de vestibular de maior importância nacional, esta acontece em todas as cidades brasileiras. No ano de 2014, as provas ocorreram nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) de outubro. O gabarito oficial foi lançado cerca de três dias após a realização da prova de domingo, confira as suas respostas no site oficial do INEP. No primeiro dia de prova, as disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias foram abordadas, aquelas, cobrando as disciplinas de Física, Biologia e Química, enquanto estas, abordaram, História, Geografia, Artes, Educação Física e Filosofia, o segundo dia foi contemplado pela temida prova de Redação, por Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura e matemática e suas Tecnologias, abordando a disciplina de Matemática.
Confira mais
Várias notícias foram noticiadas referente ao gabarito do ENEM, muitos alunos discordaram de algumas correções alegando ter havido equívoco na formulação das perguntas e respostas, havendo, em muitos casos questões ambíguas com mais de uma resposta correta, outras notícias foram um pouco mais críticas, trazendo a tona algumas possíveis fraudes oriundas do estado de Minas Gerais.
Qual é uma boa nota para o ENEM?
Para o ingresso em universidade federais, uma nota razoável é acima de 770, abaixo disso, dificilmente o candidato conseguirá uma vaga nos cursos de média concorrência das universidades federais. Já para o ingresso em universidades particulares através de bolsas de estudo, uma nota razoável é acima de 670 nos cursos de média concorrência em universidades medianas, para universidades mais cotadas, uma nota acima de 750 começa a se tornar interessante.
Utilizações do ENEM
Você pode utilizar a sua nota do ENEM para quatro coisas distintas:
-PROUNI: o PROUNI é responsável por disponibilizar bolsas de estudos para estudantes oriundos de colégio públicos em universidades particulares, para conseguir uma dessas bolsas, o aluno deve ter feito todo o seu Ensino Médio em escolas públicas, devendo também atingir a nota de corte referente ao curso pretendido na universidade em questão.
-FIES: FIES é o financiamento estudantil patrocinado pelo Governo federal, para conseguir um financiamento, o aluno deve ter um fiador que tenha uma renda superior ao dobro do valor do curso em questão e o estudante deve ter, apenas realizado a prova do ENEM.
– Diploma do Ensino Médio: para conseguir o diploma do Ensino Médio através do ENEM, o aluno deve atingir, ao menos 450 pontos em cada uma das 4 matrizes curriculares do ENEM, 500 pontos na Redação, ter mais de 18 anos e também, ter se inscrito para esta opção no processo de inscrição do ENEM.
– SISU: o SISU é o sistema de integração universitária brasileira, este permite que com apenas uma prova o aluno possa escolher o seu ingresso em praticamente todas as universidades públicas do país.
Dá para Fazer o ENEM para mais de uma coisa?
Sim, você pode tentar ingressar em universidades públicas e particulares com a mesma nota do ENEM, entretanto, não é possível tirar o diploma e entrar em uma universidade com a mesma nota.