Indicadores de Desempenho
Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo é essencial que as empresas se destaquem. Para isto é preciso que a organização tenha uma boa equipe de liderança, profissionais capacitados, tecnologias modernas, entre vários outros fatores. Porém, de nada adianta ter todos os recursos necessários se o gestor não tem interesse em avaliar seu desempenho e melhorar de forma constante.
Para avaliar uma empresa, uma boa opção são os indicadores de desempenho, que nada mais são do que dados ou informações, geralmente representados na forma de números, que representam um fenômeno e são usados para medir o negócio de uma organização ou trabalho.
Os indicadores de desempenho variam de uma empresa para a outra, e isto porque cada organização precisa usar indicadores de acordo com suas necessidades. Os indicadores de desempenho devem ser usados de acordo com a realidade da empresa e precisam focar as atividades, estratégias e a gestão. É claro que existem indicadores “prontos”, mas de qualquer maneira é preciso que sejam adaptados para que deem retorno às empresas.
Os indicadores de desempenho para que sejam úteis e cumpram seus papéis devem ser específicos, representativos e claros, podendo ser compreendidos por diferentes perfis de público, mensuráveis e monitorados com base em uma meta, capazes de identificar oportunidades de melhoria na organização e usados sob acordo de todas as partes envolvidas. Especialistas também são enfáticos ao afirmar que os indicadores não são nada válidos quando não modificam comportamentos.
Os indicadores, quando bem utilizados, conseguem demonstrar padrões de comparação, destacam quais áreas ou atividades precisam ser melhoradas, justificam a utilização de recursos e oferecem um norte aos gestores, que poderão então ter um direcionamento para alcançar melhorias.
Tipos de indicadores existentes
Existem vários tipos de indicadores de desempenho e como já foi mencionado, as empresas precisam escolher aquele que mais se adéqua à sua realidade e que trará um resultado efetivo. Entre alguns dos indicadores existentes estão os operacionais, que analisam a quantidade de trabalho a ser realizada levando em consideração o tempo disponível, os de custos, que analisam a quantidade de recursos usados para a realização de determinada atividade e os financeiros, que podem ser usados para avaliar a estruturação da empresa de acordo com seu capital, para avaliar a rentabilidade ou liquidez da empresa e também para avaliar a capacidade de pagamento da empresa ao longo de determinado período.
Existem também indicadores de eficiência, de produtividade, de competitividade, de qualidade, entre muitos outros.
Como usar os indicadores de desempenho
Antes de escolher e usar os indicadores de desempenho os gestores precisam elaborar um plano de ação, reunir e organizar os índices recolhidos, avaliar os resultados e usar as informações para melhorar o que precisa.
Para elaborar o plano de ação é preciso definir quem ou que será medido e de que forma, escolher uma pessoa responsável pela coleta e organização das informações e também definir qual o objetivo da medição e qual o objetivo se pretende alcançar após a utilização do indicador de desempenho.