IMC Ideal
De acordo com estatísticas das Organizações das Nações Unidas – ONU, cerca de 500 milhões de pessoas são obesas no mundo e mais 1,4 milhões estão com sobre peso. Ainda segundo o documento, 868 milhões de pessoas estão subnutridas.
Uma das medidas utilizadas que separam as pessoas em subnutridas, sobre peso ou obesas é o Índice de Massa Corpórea – IMC. Por meio de algumas informações do indivíduo pode-se chegar rapidamente em uma conclusão, sendo o peso normal indicado pelo IMC Ideal
Sobre o IMC Ideal
O Índice de Massa Corpórea – IMC é uma medida de categoria internacional, inventada pelo astrônomo e matemático Lambert Adolphe Quételet no século XIX. O método é aceito mundialmente e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde – OMS. A conta é feita rapidamente, basta utilizar a altura e peso do indivíduo interessado para saber se está no IMC Ideal.
Como calcular
A conta para saber o Índice de Massa Corpórea é simples. Basta dividir a massa da pessoa pelo quadrado de sua altura. Ex: Massa / Altura x Altura. A massa é o peso total do indivíduo e sua unidade de medida deve ser o quilograma. A altura deve estar em metros. Para verificar se está dentro do IMC Ideal, a pessoa deve comparar o resultado de sua conta com a tabela de classificação de índice de gordura.
Tabela de Classificação
Na tabela de classificação do IMC Ideal estipulada e aceita pela OMS, se a conta Massa / Altura x Altura der menos que 16, o indivíduo está enquadrado como subnutrido, na categoria Magreza Grave. Se o resultado estiver entre 16 e 17 o nível é de Magreza Moderada. Entre os números 17 e 18,5, a massa corpórea está separada na categoria Magreza Leve.
O IMC Ideal que uma pessoa pode ter está no grupo de 18,5 e 25, então o Índice de Massa Corpórea é saudável. Se o resultado da conta estiver entre os números 25 e 30, a pessoa deve começar a se preocupar, pois está na camada de sobrepeso. Entre 30 e 35, a classificação é de Obesidade Grau I. Números de 35 a 40 acusam que indivíduo está na categoria Obesidade Grau II Severa. Por último, resultados acima de 40 estão na categoria de Obesidade Grau III Mórbida.
Exemplo
Se uma pessoa pesa 42 kg e sua altura é de 1,72 cm, colocando os dados na conta Massa / Altura x Altura ficaria 42 / 1,72 x 1,72, de resultado aproximado 14,1. De acordo com a tabela de classificação do IMC Ideal, a pessoa está na categoria Magreza Grave.
Em uma outra problematização hipotética, se o sujeito pesa 103 kg e possui 1,61 cm de altura, a conta do IMC Ideal ficaria 103 / 1,61 x 1,61. Com o resultado próximo de 39,8 , o indivíduo está no subnível sete, que apontam índices de gordura corpórea de uma pessoa da Obesidade Grau II Severa.
De acordo com a conta inventada por Quételet, a pessoa pesando 52 kg e com altura 1,65 cm possui seu Índice de Massa Corpórea em 19,10. O número é de um IMC Ideal e enquadra a pessoa como saudável.