IGPM IPCA
A economia de um país gira em torno de cobrança de impostos, taxas e demais relações financeiras seja com o consumidor ou o fornecedor. É com base nestes aspectos que se estipula índices ou levanta-se estatísticas de valores sejam eles comerciais ou rentáveis ou nenhum destes.
Contudo, quem é responsável por contabilizar e estabelecer oIGPM é a Fundação Getúlio Vargas, mas no caso do IPCA o seu índice é calculado e estabelecido pelo IBGE. Sendo assim, o principal objetivo destes índices é estipular uma linha de cálculo sobre preços e custos relacionados a venda e ao consumo.
Porém, os dois índices diferem-se em um fator, o IGPM é calculado de uma forma geral para com toda a população e no caso do IPCA o índice é calculado com base somente em regiões metropolitanas do Brasil.
Função principal do IGPM e IPCA
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) é emitido por meio da Fundação Getúlio Vargas através do port5al virtual FGV, no dia 20 de cada mês. Tendo como base inicial de cáculo o dia 21 de um mês até o dia 20 do outro.
Quando foi estabelecido, de primeira mão sua função principal era ser um indicio que determinasse as correções realizadas e emitidas pelo Tesouro Nacional, além de depósitos bancários com taxas pré fixadas acima de um ano.
Mas depois disto, seu principal objetivo de utilização é na correção de contratos de aluguéis e indexador de tarifas como por exemplo, energia elétrica.
No caso do Índice Nacional dos Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ele foi estabelecido com o objetivo inicial de corrigir demonstrações financeiras de companhias abertas.
E sua maneira de coleta é por meio de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, sendo o público alvo famílias de regiões metropolitanas brasileiras que possuam renda entre 1 e 40 salários mínimos.
Como calcular o IGPM e IPCA
Os índices IGPM e IPCA são calculados por instituições regulamentadoras distintas. Sendo o IGPM calculado pela FGV e o IPCA pelo IBGE. O IGPM para ser estipulado é feito calculo através da junção de outros índices como IPA-M (Índice de Preços por Atacado – Mercado), IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) e INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado), com pesos de 60%, 30% e 10%. Tendo como base de pesquisa de preços o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual.
Já o IPCA como unidade de coleta instalções comerciais e de prestação de serviços, concessão de serviços domicílios e públicos.
A público alvo do IPCA é em torno das famílias com rendas mensais entre 1 e 40 salários-mínimos, independente da atividade profissional que possa ter a obtenção de renda, e residentes nas regiões urbanas (equivalente a 90% das famílias brasileiras).
Quando utilizar o IGPM e IPCA
O IPCA é utilizado para calcular demonstrações financeiras. Tendo como unidade de coleta instalações comerciais e de prestação de serviços, concessãoa de serviços domicílios e públicos( com relação a gastos referentes a aluguel e demais taxas).
E o uso do IGPM, é feito de uma maneira mais abrangente e complicada , para que possa ser usado como base no mercado consumidor.
Sendo estabelecido por meio de uma junção de outros índices como IPA-M (Índice de Preços por Atacado – Mercado), IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) e INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado), com pesos de 60%, 30% e 10%.