Ideologia na filosofia
Ideologia e filosofia têm significados diferentes e bastante peculiares. Entretanto, a ideologia na filosofia pode ser entendida por ser bastante complexa quando é ligada nas questões que são relevantes para o indivíduo.
Sobre a filosofia
A filosofia é bastante comentada por qualquer pessoa, entretanto, nem todos sabem o significado real desta palavra. A filosofia é quanto ao estudo dos problemas que são fundamentais e que têm relação com a verdade, à existência, ao conhecimento, à linguagem, à mente e aos valores estéticos e também valores morais. Quando alguém aborda e discute sobre estas questões, há, automaticamente, um distanciamento da religião e da mitologia, uma vez que a filosofia é fundamentada por argumentos considerados racionais.
Porém, a filosofia também se diferencia de pesquisas científicas, já que, em grande parte das vezes, a filosofia não recorre a nenhum procedimento empírico nas suas investigações. Os métodos de análise utilizados na filosofia estão relacionados na análise conceptual, na argumentação lógia e também nas experiências obtidas com o pensamento. Além disso, há outros métodos utilizados a priori, entretanto, com menos frequência.
Foi na Grécia Antiga que a filosofia ocidental surgiu, mais precisamente no século VI a.C. Com isso, houve uma grande diversidade de pensadores chamados de “originais”. Entre eles estavam os conhecidos Heráclito, Pitágoras, Tales, Protágoras e Xenófanes, sendo que todos eles tinham como objetivo conseguir responder, a partir da racionalidade, as questões que envolviam as características do conhecimento verdadeiro, assim como a existência da natureza de um deus, ou então de deuses, além da objetividade de valores morais. Até os dias de hoje as questões que foram levantadas por estes pensadores a muitos séculos atrás, são temas de muita importância da filosofia atual, ou contemporânea.
Sobre o conceito da filosofia
O conceito da filosofia foi alterado diversas vezes durante os séculos e também teve várias restrições quanto à sua abrangência. Até mesmo as concepções e os objetos de estudo da filosofia também sofreram mudanças a cada escola que passou. Devido a grande variação que a filosofia sofreu ao longo da história, hoje em dia é considerado impossível que se elabore a definição que seja considerada válida universalmente da filosofia. Por isso, para que se possa definir o conceito da filosofia é preciso que se realize uma tarefa mais metafilosófica. Isso significa que se deve fazer a filosofia de uma filosofia.
Sobre a ideologia
A ideologia tem significados muito amplos, entretanto, há duas concepções para o termo: a crítica e a neutra. Quando se fala em senso comum, pode-se afirmar que a ideologia contém sentido de conjunto de ideias, de doutrinas e também de pensamentos de um sujeito ou então de um grupo social, sendo que há o objetivo de orientar as ações sociais do grupo e também as ações políticas. Para muitos autores, a ideologia deve ser considerada um instrumento para a dominação que se age através do convencimento, ou então persuasão. Segundo alguns autores, a ideologia age com a intenção de mascarar a realidade, como acredita do pensador Karl Marx. Por isso, os que são adeptos à Escola de Frankfurt e também à teoria crítica acreditam que a ideologia age mascarando o objeto.
Vídeo Ideologia na filosofia
Confira um vídeo com opiniões sobre o que é ideologia para a filosofia