Guia de Carreiras – Artes cênicas

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras – Artes cênicas

Guia de Carreiras – Artes cênicas

O gosto pelas artes em geral, além da vontade de estar sempre aprendendo, são pré-requisitos para as pessoas que desejam ingressar num curso de artes cênicas. Também é preciso muita disposição, pois, muitas vezes, é preciso passar por doze horas seguidas de ensaios. Quem opta por artes cênicas não pode ser tímido – e, se for, terá de trabalhar para perder a timidez durante o curso.

José Fernando de Azevedo, que dirige o grupo Teatro de Narradores, explica também que, para se dar bem nesta profissão, é necessário ter muita vontade de atuar em equipe, e não ter medo da exposição. Formado em cinema e filosofia, Azevedo explica que o acadêmico de artes cênicas deve estar sempre em contato com os mais variados segmentos da cultura.

Cursos

Para trabalhar como ator, é exigida a formação em nível médio. Contudo, para quem deseja ser diretor, é preciso ter curso superior. NA USP, por exemplo, a Escola de Arte Dramática oferece cursos técnicos para atores, enquanto há também o curso superior em artes cênicas. No caso deste, é possível optar por habilitações em interpretação, direção, cenografia e teoria. A Escola de comunicação e Artes da USP também oferece o curso de licenciatura em artes cênicas, para quem deseja atuar como professor de teatro.

Uma boa peça de teatro envolve uma série de profissionais de diferentes segmentos. Por isso, é muito importante que os estudantes desenvolvam o espírito de equipe e o diálogo. O curso possui um equilíbrio entre disciplinas teóricas e práticas. Na parte da teoria, os alunos aprendem disciplinas como filosofia, psicologia, história da arte e literatura dramática.

Atividades práticas

Já na parte prática, são ensinadas técnicas vocais, interpretação dramática, expressão corporal, improvisação, dança e caracterização cênica, por exemplo. Algumas instituições também oferecem noções sobre produção dos espetáculos. Embora não seja regra, algumas universidades exigem, ainda no vestibular, que os estudantes optem pela habilitação específica – cenografia, interpretação ou direção, por exemplo.

Embora a grande maioria dos cursos seja de nível superior, há também cursos técnicos em artes cênicas. Nestes casos, o foco é a interpretação, com a teoria sendo deixada em segundo plano. Estes cursos têm duração média de dois anos e, geralmente, a conclusão se dá com a montagem de um espetáculo, feito sob orientação de um dos professores.
Dentre os melhores cursos de artes cênicas do Brasil, segundo o Guia do Estudante, estão o da UFBA (Bahia), UnB (Brasília), Unicamp (Campinas) e USP (São Paulo). Estes cursos receberam a melhor nota possível no ranking do guia, cinco estrelas.

Remuneração

A remuneração para os graduados em artes cênicas varia bastante. Isso porque, diversas vezes, são firmados contratos através de negociação livre entre atores e diretores. Contudo, segundo o sindicato do setor, a base salarial é de cerca de R$2700 por mês em São Paulo, capital.

Também é comum, principalmente em grandes cidades, que os grupos de teatro funcionem através de incentivos públicos. Em São Paulo, por exemplo, a lei de fomento ao teatro beneficia trinta grupos anualmente. Há grupos que chegam a receber R$600 mil por ano.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Artes cênicas:

Profissão Ator Artes cênicas Guia de Carreiras Mercado de trabalho Artes Cênicas Área de atuação Artes cênicas

Pesquisar