Gestão de Qualidade

links patrocinados

Gestão de Qualidade

Gestão de Qualidade

Qualidade é uma palavra que muitas pessoas usam, mas poucas sabem lhe atribuir real significado. De acordo com o dicionário, qualidade é a proximidade com a perfeição e certificado de cumprimento de padrão.

Qualidade também é obtida através de um documento com análise técnica que define a situação do produto ou do serviço. Essa segunda definição é mais conveniente para a gestão de qualidade.

No mundo regido pelo mercado capitalista, cujo modelo econômico evidencia a disputa entre empresas por mais consumidores e a grande oferta de vários tipos de produtos e serviços (quebra de monopólio), garantir a eficiência é fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma organização de investimento.

Em palavras mais claras, os erros custam muito caro no mundo capitalista. Há exemplos de empresas que após um erro, entraram em cadeia de desvalorização para logo anunciarem falência.

Para evitar problemas, desastres ou pequenas crises, a gestão de qualidade é fundamental para o sucesso empresarial. Sem gestão de qualidade, o caminho próspero de uma empresa é praticamente impossível.

Pode até ser que não haja falência, mas sem gestão de qualidade não haverá crescimento.

Importancia da Gestão de Qualidade

Importância da Gestão de Qualidade

A gestão de qualidade em uma empresa tem como resultado apresentar um serviço melhor e personalizado ao cliente. Empresas atualizadas sabem distinguir as necessidades pessoais ou regionais de cada consumidor. Ou seja, tratamento diferenciado ou especializado é uma questão de gestão de qualidade.

As empresas preocupadas com eficiência e comprometimento com o mercado, isso quer dizer empresas que não estão voltadas somente ao lucro, investem em programas de gestão de qualidade.

O serviço adequado, sem deficiência, com equipe de recursos humanos bem preparada, equipe de psicólogos para motivar funcionários, plano de metas e premiações para a equipe e preocupação com os servidores terceirizados são ferramentas da gestão de qualidade.

Qualidade

Como fazer uma Gestão de Qualidade

A gestão de qualidade pode ser composta através de projetos determinados por setores. Isso quer dizer que para cada setor de uma empresa é necessário compor metas e objetivos de atividades que garantirão a qualidade daquele ambiente.

O resultado é o crescimento do lucro através do produto final. Porém, a maioria dos empresários tradicionais tem dificuldade em aceitar que investir em gestão de qualidade é uma aplicação financeira com retorno garantido. Para a maioria deles, é gasto desnecessário.

O empresário tradicional ou desatualizado é descrente em ações de motivação, de liderança educativa e não punitiva, além de não aceitar que alguns esquemas de hierarquia são duvidosos.

Alguns requisitos básicos em uma empresa estão inseridos na gestão de qualiade. Podemos destacar nesse sentido a ética, o atendimento qualificado, o custo real, a segurança nas atividades e a inspeção de qualidade.

Como fazer uma Gestão de Qualidade

Portanto, aplicar preços diferentes para o mesmo produto em determinados clientes é fugir da ética e ferir a gestão de qualidade. Desunir os funcionários através de fofocas ou gestão imatura é prejudicar a gestão de qualidade. E elaborar um plano de metas sem premiar funcionários também é atrapalhar a gestão de qualidade.

Planejamento

O planejamento é fundamental para que seja implantada a gestão de qualidade. Se sua empresa não possui uma equipe boa de planejamento, é preciso investir nesse setor.

Inspeção

A inspeção de qualidade é o setor que vai fazer a avaliação técnica do produto ou do serviço. Isso deve ser feito periodicamente para que não haja variação negativa na qualidade de sua empresa.

O que e Gestão de Qualidade Como saber sobre uma Gestão de Qualidade

Pesquisar