Filantropia
Um ato filantrópico nada mais é que um ato de amor aos cidadãos, tudo o que se faz em beneficio dos outros é chamado de filantropia, seja uma comida, uma roupa ou mesmo dar carinho a quem está triste. Hoje em dia, as grandes empresas têm feito muito por crianças e adultos que sofrem com a falta de alimentação e até com o uso de substâncias tóxicas.
Seja montando uma ONG, ou mesmo criando Associações muitas pessoas têm ajudado a manter ambientes voltados a ajudar outras pessoas mais carentes. É muito importante que haja a mobilização por parte de todos para ajudar pessoas que passam por necessidades sejam elas especiais ou mesmo necessidades básicas.
Com os desastres naturais ocorrendo em proporções gigantescas, mais e mais pessoas tem se mobilizado para ajudar, seja no envio de alimentos, água, roupa e até a locomoção de pessoal capacitado, como médicos, enfermeiros e dentistas para lugares menos favorecidos ou atingidos por vulcões, tsunamis e tornados. Temos um exemplo recente e mobilização da população, no Rio de Janeiro quando ocorreu o ultimo alagamento várias pessoas se comoveram e ajudaram as pessoas que se encontravam ilhadas e sem ter como sair de suas casas.
Filantropia Empresarial
A filantropia como foi dito, é ajudar o próximo seja de qual maneira for. Porém na filantropia empresarial a proporção é muito maior, porque aqui a caridade é destinada a Ongs ou instituições voltadas às crianças, animais ou idosos. A filantropia empresarial, muito mais que caridade doa oportunidades aos mais necessitados, porque as empresas podem disponibilizar quantias muito grandes de dinheiro e com isso tornar a ajuda muito mais eficaz e promissora.
Criando escolas de futebol, moradias para sem teto, associações de proteção a animais ou a idosos, as empresas vão muito além quando o quesito é ajudar o próximo. Há empresas de alimentos que doam parte de suas contribuições a inúmeras instituições e não somente uma, como algumas. Além de empresas, há também artistas e celebridades que se responsabilizam em ajudar. A Xuxa, por exemplo, ajuda inúmeras instituições dentre crianças com deficiência, animais e em proteção da natureza, ela gera muita esperança e acrescenta muitos sonhos de melhorar o Brasil.
O Que as Empresas fazem em prol do próximo
Quase metade das empresas faz algum tipo de trabalho social e isso se deve ao posicionamento de algumas empresas em querer financiar educação, socialização e bem estar aos menos favorecidos.
Dentre as empresas que mais ajuda o próximo, temos no topo da lista o Banco Bradesco, que somente em um ano gastou 113 milhões de reais com filantropia, equivalendo a 8% dos seus lucros anuais. A instituição do Bradesco possui 26 escolas de educação espalhadas pelo Brasil, isso corresponde a um numero de 100.000 crianças favorecidas. Outra associação que também possui uma participação importante no mundo da filantropia é a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), que possui colaborações influentes na ajuda a crianças pelo Brasil.
Os projetos de destaque no cenário filantrópico do Brasil se destacam, graças a uma mobilização da sociedade que exerce uma cobrança maior para as empresas que tem seu nome consolidado no mercado, em especial os bancos e as multinacionais são as mais pressionadas a ajudar outras pessoas ou instituições.
Nestes projetos tem-se um destaque para a Educação na qual, empresas como: Banco Bradesco, Editora Abril e CVRD se destacam no quesito ajudar. Com relação a comunidades mais carentes, as empresas que se destacam são: Banco do Brasil, Eletronuclear e Banco Itaú e já no quesito saúde as empresas que mais se mobilizam são Mc Donald’s, Banco do Brasil e Eletronuclear.
Ainda temos um numero muito pequeno quanto a doações, mas se todos se dispuserem a ajudar e a divulgar as empresas que faltam ajudar a população, este numero aumentará.