Festas de Natal pelo mundo
As festas de Natal são aguardadas com muita ansiedade por centenas de países ao redor do planeta. O Natal é uma festa dos cristãos, que celebram o nascimento de Cristo neste período. Apesar de ter este ponto em comum, há diferenças relevantes as diferentes festas de Natal pelo mundo. Isso porque, embora o caráter cristão esteja presente em todas as comemorações, as culturas locais ajudam a definir os detalhes de cada comemoração. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as diferentes festas de Natal pelo mundo.
Países que não comemoram o Natal
Por se tratar de um evento cristão, o Natal não é comemorado em todo o mundo. Os islâmicos, por exemplo – que são maioria em países como Paquistão, Indonésia, Egito, Turquia e Nigéria -, não comemoram a data, embora a respeitem, pois consideram que Cristo foi um dos cinco profetas que trouxeram os ensinamentos de Deus para o mundo.
O mesmo vale para os budistas (Japão, Coreia do Sul, Camboja, China etc), que também respeitam a tradição cristã, mas têm comemorações distintas, em outros períodos do ano. Os judeus reconhecem a existência de Cristo, mas não o veem como um ser divino. Outras religiões, como o hinduísmo, xintoísmo e taoismo, também têm suas próprias comemorações, em datas diferentes e com outros deuses.
Diferentes festas de Natal pelo mundo
Dentre os países que têm o Natal em seu calendário de comemorações, também é possível encontrar celebrações bem diferentes, que podem até parecer estranhas para nós. Na Polônia, por exemplo, os presentes são entregues ainda no dia 6 de dezembro. Na Polônia, a noite de Natal também possui ceia, mas ela não tem carne nos pratos. Outra tradição local é a utilização de uma espécie de hóstia durante a ceia.
Os mexicanos começam as festividades de Natal no dia 16 de dezembro, com diversas procissões que simbolizam a caminhada de Maria e José. O Natal mexicano também se destaca pelas piñatas, grandes bonecos presos a árvores e repletos de doces para as crianças.
Os franceses, por sua vez, costumam realizar teatros medievais, além das festividades comuns ao resto do mundo. Outra diferença no Natal francês é que, durante o Réveillon, também são distribuídos presentes e lembranças.
Outras festas de Natal pelo mundo
Entre os ingleses, é comum a utilização do Christmas Book, um livro que fica junto às árvores de Natal e é assinado por todos aqueles que participaram das festas. Os ingleses também têm os crackers como tradição, que são pequenos fogos de artifício feitos em casa.
Calendário
Na grande maioria dos países que comemoram o Natal, a ceia acontece no dia 25 de dezembro. Entretanto, em alguns lugares, até mesmo o calendário é alterado. Na Rússia e em outros países próximos, que seguem a tradição ortodoxa, por exemplo, as crianças são presenteadas no dia 1º de janeiro, e a festa de Natal acontece cinco dias depois. Os holandeses são os primeiros a comemorar o Natal, com ceia e trocas de presentes no dia 6 de dezembro, quando é comemorado o Dia de São Nicolau.