Feng Shui
Feng Shui é uma técnica chinesa, cujo termo de tradução literal significa “vento e água”. Usando as leis da terra e do céu, baseadas na geomancia, tendo como objetivo atingir o qi (o princípio que, segundo a teoria, forma todas as partículas e o todo). Historicamente, esse sistema era utilizado na orientação de prédios e outras estruturas construídas, para absorver ao máximo a auspiciosidade (algo como a energia positiva) da melhor maneira possível.
Existem vários formatos do feng shui, que pode se basear na orientação das estrelas, das águas próximas ou da região em que o imóvel se localiza (norte, sul, leste, oeste, etc.). A técnica foi proibida durante os anos repressivos da China, na década de sessenta, mas desde então reganhou sua popularidade. A avaliação do feng shui tem sido mista, sendo que algumas explicações para as ações podem até ter relações racionais e arquitetônicas, enquanto outras possuem uma base mais em superstições e hábitos de diferentes culturas. O feng shui tem raízes chinesas, mas influências de países como Coréia, Vietnã, Japão, Filipinas e Tailândia.
Teorias fundamentais
O objetivo de achar o local ideal e perfeito, com influências positivas e que possa resultar a vivência naquela área uma experiência prazerosa e pacífica. O princípios fundamentais do feng shui são o qi (pronuncia-se shi), que pode ser uma energia positiva ou negativa, essencial para a vida – ele está baseado na organização, estrutura, idade e a interação no local, além da vegetação, tipos de vida próximas, clima e solo. O feng shui precisa extrair e aproveitar ao máximo o qi. Bússolas especiais, como a Luopan, podem ajudar a indicar influências negativas e magnéticas.
A polaridade também é outro elemento importante para o feng shui, sendo sua ideia baseada principalmente no termo popular do yin e yang, ou seja, da necessidade do equilíbrio – uma ação e reação para toda e qualquer atitude. Enquanto o yin e o yang funcionam com o corpo, enquanto o feng shui é o equivalente aos ambientes e construções. A polaridade também depende dos cinco elementos fundamentais para a vida, segundo os chineses: água, fogo, terra, metal e madeira.
Outras técnicas do feng shui são o bagua (um diagrama baseado nos quatro animais celestiais: a tartaruga negra, o tigre branco, a fênix vermelha e o dragão verde).
Feng Shui atualmente
Hoje em dia, o feng shui também é usado por ocidentais, que desejam explorar ao máximo a positividade nos seus ambientes, seja ele de trabalho, convivência familiar, espaços públicos ou de reuniões, entre outros. Entretanto, ainda existe muita resistência por essa técnica que não está ligada aos valores culturais ocidentais, sendo que frequentemente são cobrados relatos de que a experiência realmente tenha influenciado em algo – a partir de provas concretas. Em outros, a dúvida apenas se apresenta no fato da não aplicação do feng shui não resultar em locais afetados pela teórica energia negativa. Muitas das aplicações atuais do feng shui, principalmente no ocidente, já fazem relação com a jardinagem, o paisagismo, a arquitetura e o design de interiores, buscando portando uma visão mais próxima da estética do que de uma teoria ideológica.
Fotos
Confira fotos do Feng Shui: