Farmácia Popular
Programa Farmácia Popular do Brasil beneficia toda população de baixo poder aquisitvo
A
O Programa possui parceria com vários projetos e campanhas governamentais, que buscam melhorar a qualidade de vida da população que se encontra no nível considerado de extrema pobreza no país. Essa faixa é definida pelo Banco Mundial para pessoas que sobrevivem com menos de um dólar por dia.
Campanhas federais integram o serviço da Farmácia Popular
O plano Brasil Sem Miséria tem o objetivo de identificar as famílias na situação de extrema pobreza e inseri-las nos programas que fornecem renda familiar para todos os âmbitos, incluindo alimentação e saúde. Faz parte deste plano realizar o cadastro destas famílias na Farmácia Popular, para o acesso a remédios que são necessariamente mais comuns entre a população.
A campanha Saúde Não Tem Preço atua dentro da Farmácia Popular, e fornece de forma gratuita os remédios que tratam diabetes, hipertensão e asma. Há ainda uma série de antibióticos, remédios para enfermidades recorrentes e outros problemas de saúde que são acessíveis, como o mais comum, Paracetamol.
Para utilizar o serviço da Farmácia Popular não é necessário cadastro
A grande dificuldade da população é em conhecer o programa. O único documento necessário para se apresentar nas redes da Farmácia Popular é a receita médica ou odontológica, para obter um desconto de até 90% no valor do remédio.
Nas redes da Farmácia Popular, o atendimento é mais personalizado, indo além da venda de remédios. Estão disponíveis vídeos instrucionais sobre doenças como HIV, dengue, gripes, vacinas, além de atendimento específico realizado por farmacêuticos para a orientação sobre os remédios que devem ser tomados.
Na rede própria da Farmácia Popular, há iniciativas educativas de prevenção para doenças e também de medidas a serem tomadas na necessidade do uso medicamentoso. Há ainda a distribuição de preservativos masculinos, parte da campanha federal contra HIV. O total de medicamentos encontrados nas Farmácias Populares próprias do Governo é de 95. A relação completa está disponível no Portal da Saúde do Governo Federal e nas Farmácias.
Já nas farmácias credenciadas, o serviço ocorre de maneira diferente. O Governo para parte do medicamento, enquanto a população arca com o resto do valor.
Neste caso, o valor do pagamento realizado por parte do Governo é fixo, de forma que o comprador pode pagar mais ou menos no mesmo medicamento, dependendo do valor da própria farmácia ou drogaria. No caso de farmácias que são parceiras do programa, é necessário apresentar a receita médica junto com o CPF.
Os remédios escolhidos para a venda na farmácia popular são os de maior aquisição em drogarias
Os critérios de escolha dos remédios a serem vendidos na farmácia popular são: para principais doenças que atingem a população, os de principal impacto no orçamento familiar, a relação nacional de remédios essenciais, os programas principais do Ministério da Saúde, os remédios de fabricação em Laboratórios Oficiais e medicamentos genéricos registrados.