Extrato Previdência Social
Procurando facilitar o acesso às informações, a Previdência Social permite que os correntistas de todo o Brasil tenham acesso as suas informações relativas a sua previdência. O que antes exigia mais tempo, hoje pode ser acessado desde um terminal de atendimento e até mesmo através do site do Banco do Brasil.
Previdência
Um seguro social com o qual a pessoa contribui é o que define a Previdência Social, que é uma entidade pública e que tem como objetivo principal conceder aos inscritos na previdência seus direitos, assim como reconhecê-los.
Toda a renda com a qual o segurado contribui, é utilizada pela Previdência para suprir a renda do contribuinte quando o mesmo não pode mais realizar alguma tarefa e assim deixa de trabalhar como em casos de doença, morte, invalidez, idade avançada, desemprego involuntário, maternidade e reclusão.
Extrato
Buscando agilizar e permitir um acesso mais rápido e fácil por parte dos contribuintes, houve uma mudança no acesso às informações da previdência. Através de um acordo estabelecido com o Ministério da Previdência Social, INSS, Dataprev e o Banco do Brasil é possível agora retirar o Extrato de Informações Previdenciárias nos terminais de auto-atendimento localizados em todo o Brasil ou ainda no site do Banco do Brasil.
Também é possível acessar esse extrato através do Portal da Previdência, mas para isso é necessário que o correntista tenha uma senha que é fornecida nas Agências da Previdência Social.
Objetivo
O objetivo principal dessa mudança é que o acesso dos trabalhadores às informações sobre vínculos e remunerações que estão presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), seja fácil e ágil. Além disso, dessa maneira o empregado pode acompanhar todo o mês se as contribuições estão sendo recolhidas pelo empregador assim como pode solicitar correção ou inclusão de períodos que não estão presentes neste cadastro. Mas para realizar esses acessos é necessária uma senha que é fornecida nas agencias da Previdência Social.
CNIS
O CNIS é uma espécie de um banco de dados pertencente ao governo federal, no qual estão as informações essenciais de todos os trabalhadores brasileiros, e esses dados são provenientes de fontes diversas.
Esses dados valem como comprovação de vários fatores desde a filiação a Previdência Social, contribuições, tempo de serviço entre outros. Os dados podem ser incluídos, excluídos ou corrigidos a qualquer momento a partir da apresentação de documentos que comprovem tais informações. Essas informações presentes no cadastro são utilizadas para se obter o reconhecimento de direitos relacionado à Previdência.
Para realizar qualquer atividade no CNIS (inclusão, exclusão ou correção) são necessários alguns documentos, mas depende da ação que o trabalhador pretende fazer, como em casos de alteração de dados como nome e data de nascimento são necessários qualquer documento de identificação original e que possua foto.
Em casos de alteração de contribuições ou vínculos são exigidos documentos que comprovem o vínculo e remuneração como: declaração da empresa assinada pelo responsável sendo acompanhada de cópia autenticada ou do original do Registro de Empregados (Ficha ou Livro), Carteira de Trabalho, Ficha financeira, Contracheque ou recibo de pagamentos relacionados ao que se pretende comprovar, rescisão contratual ou comprovante de recebimento do Fundo de Garantia e ainda para comprovar vínculo cópia autenticada de cartão ou livro ponto ou outros documentos que comprovem que o trabalhador exerceu atividades na empresa. Maiores informações podem ser obtidas nas agências ou através do site da Previdência Social.
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