Estúdio Coca-Cola – Temporada, Shows e Atrações do Estúdio Coca-Cola
Realizado entre 2007 e 2008, o Estúdio Coca-Cola foi uma parceria entre a emissora televisiva MTV e a maior companhia de bebidas do mundo, a Coca-Cola. O projeto visou transpor as barreiras e limites propondo a músicos de diferentes gêneros uma apresentação em conjunto. Os shows foram apresentados no canal MTV e exibidos aos últimos domingos de cada mês durante a parceria entre as empresas.
Uma campanha para valorizar as diferenças
Após o término do projeto Estúdio Coca-Cola, foi lançada uma coletânea em disco com as músicas executadas para os programas da emissora. Entre os artistas que compõe o repertório do álbum estão Skank, Charlie Brow Jr., Nação Zumbi e Chitãozinho e Xororó.
O Estúdio Coca-Cola é um desmembramento da campanha Viva o Lado Coca-Cola da Vida. A campanha teve como objetivo principal relacionar a marca com o otimismo, a alegria e a superação das diferenças. Disso nasceu a ideia de fundir diferentes segmentos musicais no Estúdio Coca-Cola.
Temporadas do projeto
A primeira temporada do Estúdio Coca-Cola foi de Março a Agosto de 2007. Nela, doze nomes da música brasileira estiveram tocando juntos. Um dos shows que mais chamaram a atenção justamente pela diversidade sonora foi a parceria entre o grupo autodenominado de emocore, CPM 22, e a banda de axé Babado Novo. As duas bandas montaram um repertório alternado entre as composições de cada grupo. Músicas como Bola de Sabão, do Babado novo, e Um Minuto Para o Fim do Mundo, do CPM 22, foram interpretadas pelas duas bandas no Estúdio Coca-Cola.
Na segunda temporada, que durou de Maio a Agosto de 2008, o Estúdio Coca-Cola contou com artista a presença de artistas como Charlie Brown Jr., Banda Calypso e Paralamas do Sucesso, que tocaram lado a lado no palco da MTV.
Além dos shows, o programa Estúdio Coca-Cola mostrava a expectativas dos músicos em relação às parcerias inusitadas, os bastidores da produção, os ensaios e a escolha do repertório feita pelos próprios grupos musicais.
Estúdio Coca-Cola e o Público Jovem
A campanha da Coca-Cola junto com a MTV teve como meta atingir o principalmente o público jovem. A maior parte dos artistas que subiram no palco do Estúdio Coca- Cola foram ídolos da juventude do Brasil. Contracenando esses ídolos com músicos como Chitãozinho e Xororó, o Estúdio Coca-Cola buscou acabar com os preconceitos e expandir a consciência e o respeito da juventude em relação não só aos gêneros musicais, mas também às diferenças de um modo geral.
Dividido em quatro blocos, nas conversas entre os músicos participantes o Estúdio Coca-Cola mostrou como é possível uma convivência pacífica e tranquila entre as diferenças para os jovens do Brasil que compunham grande parte da audiência da MTV.
Os artistas do Estúdio Coca-Cola
Alguns dos nomes que fizeram parcerias durante as duas temporadas do Estúdio Coca-Cola foram: Marcelo D2 e Lenine, Pitty e Negra Li, Nando Reis e Cachorro Grande, Charlie Brown Jr. e Vanessa da Mata, Chitãozinho e Xororó e Fresno, DJ Marlboro e Natiruts, Skank e Nação Zumbi, NX Zero e Armandinho.