Erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda
Confira quais são os erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda.
Atualizar o valor de seu bem
Um dos erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda é o dato de que as pessoas às vezes se esquecem e acabam atualizando valor de bem conforme o mercado pede no momento. O que ocorre é que as mercadorias mudam de valor conforme o seu ano de produção, assim, o preço que você pagou em um carro em 2005 já não possui o mesmo valor de mercado alguns anos depois. Entretanto, deve ser colocado somente o preço da aquisição.
Entretanto, nos erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda, a exceção é em caso de mudanças dentro de um imóvel. Quando se faz uma reforma ou ampliação dentro de casa, isso também pode agregar valor, por isso é preciso estar sempre atualizado em relação ao que vai ser colocado para a verificação do Leão.
Erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda: números
Também há sempre a possibilidade de se escrever números errados dentro da planilha, outro dos erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda. Muitas pessoas podem acabar colocando um 0 a mais, o que pode significar uma grande falha na hora da análise.
Se ao invés de colocar R$ 10.000 você colocar R$ 1.000, isso pode gerar uma renda falsamente declarada, enquanto que o contrário também é recíproco. Na lista dos erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda, também tome cuidado com os caracteres, verificando se é utilizado a vírgula ou o ponto para a separação dos números dentro da planilha.
Não colocar possíveis doações
Outro dos erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda é em relação às doações feitas ou recebidas a outras instituições de caridade, já que isso também faz diferença na hora de colocar os rendimentos. Quem faz uma doação está sujeito ao pagamento de uma taxa, o ITCMD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos. Quem declara a doação mas não paga o imposto pode acabar sendo procurado pela Receita Federal, já que quem recebeu o dinheiro pode declarar.
Erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda: rendimento das pessoas dependentes
Outro dos erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda é em relação à declaração dos bens no nome dos dependentes. Quem possui filhos e conjugue precisa colocar também na planilha o valor dos rendimentos de quem depende do declarante dentro de casa, um pré-requisito do Leão.
Muitas pessoas ainda acabam fazendo isso para diminuir o valor do imposto e aumentar na restituição, colocando mais dependentes, mas se esquecimento de seus rendimentos. Entre os erros mais comuns na hora de fazer o imposto de renda, salários, aposentadoria, imóveis e outros bens estão na lista do que precisa ser declarado.