Diferenças entre Tornado, Furacão e Ciclone
É recorrente que pessoas leigas no assunto confundam tornado com furacão com ciclone. A primeira distinção que deve ser feita é referente ao ciclone, na realidade, tanto um tornado quanto um furacão são ciclones, ou seja, o termo ciclone se refere ao fenômeno meteorológico havendo distinção apenas entre um furacão e um tornado.
Confira mais
Além das tipagens de furacão e tornado, você pode classificar outros dois tipos de ciclones: os tropicais e os extratropicais, estes se distinguem principalmente pela direção da onde os ventos vêm.
Furacões
Os furacões são caracterizados por possuírem um núcleo quente e ventos circundares que atuam de forma contínua com 120 quilômetros por hora ou mais, estes, na sua grande maioria se formam no Mar Caribenho, no Oceano Atlântico, no Golfo do México ou ainda no norte do Oceano Pacífico. Os furacões têm a grande fama de destruírem e deixarem grande metrópoles arrasadas, alguns exemplos de furacões que resultaram em grandes perdas são: Sandy, Wilma, Irene, Katrina, Ria, Michelle e Iris.
Uma das grandes curiosidades sobre os furacões se refere aos nomes femininos que são utilizados para os identificar, há alguns anos, o nome era dado por qualquer cientista ou cidadão da cidade afetada, desta forma, as lendas do surgimento dos nomes de mulher são muitas: a que se refere ao comportamento das mulheres, que popularmente, é conhecido como inconstante, a de entes queridas que acabaram sendo levadas pelo fenômeno ou ainda a da antiga piada de que “quando mulher vai embora leva tudo”, a verdadeira razão não se sabe, porém, atualmente, é o Comitê da Organização Meteorológica Mundial que classifica os furacões com os nomes, estes são classificados de acordo com a ordem do alfabeto grego, ou seja, alfa, beta, gama e assim sucessivamente, os nomes foram ampliados para todos os gêneros, ou seja, os furacões passaram a adquirir nomes masculinos nos últimos anos, como é o caso do Furacão Ivan, por exemplo.
Tornados
Os tornados se formam apenas em condições climáticas muito apropriadas, em tempestades muito violentas, estes, são menores do que os furacões, possuindo cerca de um diâmetro de 2 quilômetros. Outra característica fundamental para definir um tornado é o seu tempo de duração, este, sempre será de, no mínimo 10 minutos e, no máximo, 1 hora, entretanto, nem o tamanho, nem a duração, tornam este fenômeno menos destrutivo do que os furacões, pois os seus ventos podem chegar a 500 quilômetros por hora, representando, portanto, alta capacidade destrutiva. Uma das regiões no globo terrestre que mais sofre com a ocorrência deste fenômeno meteorológico é os Estados Unidos da América, neste país, a média é de 800 tornados por ano.
Os tornados podem ocorrer tanto na terra, quanto no mar, neste, ele recebe o nome de tromba d’água e a sua velocidade varia entre 30 e 60 quilômetros por hora.
Consequências dos Ciclones
A destruição ocasionada pelos ciclones, sejam estes, furacões ou tornados é bastante expressiva, muitas vezes, cidades inteiras ficam destruídas. Porém, graças aos avanços tecnológicos, é possível prever quando estes ocorreram, o que salva milhares de vidas que antes seriam perdidas.