Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização
Se você sofre uma queimadura, uma escoriação ou até mesmo um corte na pele, o que você faz? Você sabia que o processo de cicatrização é o mais importante, quando você sofre uma agressão na pele deste tipo? Isso porque se a pele não apresentar uma boa recuperação, as chances de se desenvolver uma cicatriz aumenta significativamente. E ninguém gosta de cicatrizes, não é mesmo?
A fim de melhorá-las, muitas pessoas acabam recorrendo até mesmo a diversos tratamentos estéticos e a cremes.
Mas existem alguns alimentos que são capazes de ajudar a sua pele no processo de cicatrização, de forma indolor e muito mais acessível para o seu bolso.
Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização – O poder dos alimentos
Alguns alimentos são aliados poderosos no processo de cicatrização e de renovação da pele. Uma boa dica é investir em alimentos ricos em proteínas, ferro, vitaminas e em aminoácidos, porque eles são os grandes responsáveis pela reconstrução de tecidos lesionados, tornando a cicatrização mais saudável e rápida.
Confira mais
São três fases existentes no processo de cicatrização. Vale ressaltar, que durante este processo, o organismo exige a ingestão de nutrientes específicos para se reconstruir. A primeira fase é a inflamatório, que necessita de proteínas, vitamina K e aminoácidos. Na segunda fase, a de proliferação, o organismo precisa receber alimentos ricos em zinco, ferro, proteínas e em vitamina C. Já na terceira e na última fase, é preciso consumir alimentos ricos em proteínas e em carboidratos.
Isso porque, os minerais e as vitaminas têm como principal função acelerar o processo de cicatrização da pele. Já a proteína contribui para a remodelagem da ferida e para resistência do colágeno.
Há alguns alimentos que devem ser evitados para um melhor resultado de cicatrização da pele, como por exemplo os refrigerantes, o café e principalmente as bebidas alcoólicas.
Lista de alimentos que ajudam na cicatrização da pele
Para uma boa cicatrização da pele invista em alimentos ricos em Ômega 3, como a sardinha, a linhaça e a semente de chia. Isso porque o Ômega 3 é uma gordura que não é fabricada pelo nosso organismo.
Invista também alimentos ricos em zinco, como os peixes, os cereais integrais, a carne vermelha, as aves e o leite e seus derivados.
Não se esqueça também de consumir frutas vermelhas, isso porque elas combatem o processo inflamatório, ajudando assim na rápida cicatrização da pele.
Consuma bastante frutas cítricas e ainda alimentos ricos em vitaminas. A vitamina C por exemplo estimula a produção de colágeno, que é o grande responsável por dar mais firmeza à pele. Abacaxi, morango, kiwi, melão e goiaba, além de saborosos, são importantes fontes de vitamina C.
Invista também em folhas verdes, cenouras, fígado e na gema de ovo, óleos vegetais e vegetais de folha verde escuro, que são importantes fontes de vitamina A e também de vitamina K.
Mais dicas para a cicatrização da pele
Não se esqueça também de hidratar bastante a pele com creme. Se a coceira te incomodar, procure um médico para prescrever a você um medicamento. Isso é importante porque a superfície que está sendo cicatrizada não suporta arranhaduras e pode chegar a romper os pontos de cicatrização.