Desenvolvimento e Treinamento
A globalização, as mudanças tecnológicas e o constante desenvolvimento da economia contribuíram para um acirramento da concorrência entre as empresas, que querem sempre aparecer mais do que as outras, conquistar mais clientes e se sobressair no mercado. O sucesso das empresas depende quase que exclusivamente da dedicação e empenho dos profissionais, que precisam aliar seus conhecimentos com o cumprimento de prazos e metas. Por conta disto, cada vez mais é importante selecionar bem os funcionários de uma empresa, aumentado então as chances de sucesso e destaque no mercado.
Quando um funcionário é selecionado para preencher uma vaga de emprego é importante que ele entenda os objetivos e funções de seu cargo e também o funcionamento da empresa.
Para garantir que o profissional fique o mais preparado possível para assumir o seu cargo, reduzindo assim as chances de erro no dia a dia e melhorando o desempenho do funcionário, é ideal que as empresas invistam no desenvolvimento e treinamento de pessoas.
Muitos gestores encaram o desenvolvimento e treinamento de pessoas como algo dispendioso e sem importância. Porém, estes recursos, quando bem aplicados, sempre dão retornos, visto que as pessoas ficam mais bem preparadas para cumprir as tarefas exigidas pela empresa.
Características do desenvolvimento e do treinamento de pessoas
O treinamento de pessoas é, basicamente, um recurso usado para preparar os profissionais para os cargos que ocuparão. Já o desenvolvimento prepara a pessoa para a vida, de forma que ela se torne uma pessoa melhor. O desenvolvimento trabalha as capacidades e motivações da pessoa e estimula as habilidades interpessoais, com melhora do relacionamento com outros indivíduos e desenvolvimento da liderança.
Tipos e métodos de treinamento
Antes de treinar os funcionários é essencial que a empresa avalie e entenda exatamente o que quer dos empregados, como que funções quer que eles exerçam, de que forma e que resultados quer que eles alcancem. Depois o gestor deve programar o treinamento, fazer a aplicação do mesmo e então avaliar os resultados obtidos.
Em alguns casos também é interessante que as empresas estimulem os funcionários a produzirem projetos levando em consideração o que aprenderam.
Os treinamentos variam muito de uma empresa para a outra, dependendo da área da organização e do tipo de serviços desenvolvidos. Os treinamentos se assemelham, porém, na forma de execução. Analisando por este ponto existem quatro tipos básicos, que são o on the job, que ocorre diariamente e com o funcionário exercendo as atividades inerentes ao cargo com supervisão do chefe, o formal interno, que é composto por cursos, palestras e seminários e é realizado fora do ambiente de trabalho, o formal externo, que é aberto ao público e visa a troca de experiências e networking e o à distância, que ocorre geralmente online e beneficia as pessoas que não podem se dirigir a determinados locais em horários específicos.
Outro treinamento bastante utilizado é de integração entre pessoas, geralmente feito pelas empresas que querem aproximar os funcionários ou integrar novas pessoas à equipe já existente.