Copa 2014: seleções favoritas
Após a definição de todas as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, têm início as especulações sobre quem pode se dar bem na competição ou quem virá para o Brasil “a passeio”. Em teoria, todas as equipes têm a chance de chegar longe na Copa do Mundo de 2014. Contudo, sabemos que, na prática, poucas delas são realmente favoritas à conquista do título. Confira, abaixo, quais são as seleções favoritas para a Copa do Mundo de 2014, além de outras que, embora com menor tradição, poderão dar trabalho para as grandes.
Seleções favoritas: o dono da casa
Quando falamos de seleções favoritas para a Copa do Mundo de 2014, não podemos deixar de mencionar o Brasil em primeiro lugar. Com o retorno de Felipão, último técnico a conquistar uma Copa pelo Brasil, a equipe finalmente engrenou e tomou forma. O título da Copa das Confederações, em 2013, com uma vitória fácil sobre a Espanha, mostrou que a Seleção Brasileira virá forte para a Copa do Mundo, principalmente por disputar a competição em casa após mais de meio século.
Para a conquista do título, o Brasil conta com um grande elenco de atletas de alto nível. A maior preocupação, há pouco tempo, era com a falta de experiência de Neymar, um dos maiores nomes do futebol do Brasil nos últimos anos. Contudo, o desempenho do jovem na Copa das Confederações deu indícios de que Neymar está mais do que pronto para participar da conquista do hexa.
Seleções favoritas: a atual campeã
A Espanha chega ao Brasil para defender seu título mundial, o que já faz dela uma seleção favorita em potencial. Embora seus grandes nomes, como Iniesta e Xavi, já não tenham o mesmo pique de antes, a motivação deverá ser redobrada para esta Copa do Mundo, que deve ser a última de ambos. Vicente del Bosque, técnico da Fúria, também tem alguns problemas para montar sua equipe, principalmente no gol e no ataque. O goleiro Casillas, titular há anos, não vive uma grande fase no Real Madrid, sendo inclusive reserva há algumas rodadas. No ataque, o brasileiro Diego Costa, recém-naturalizado, pode ser a opção salvadora, pois os outros centroavantes disponíveis ainda não têm correspondido à altura.
Outras favoritas
Outras seleções que chegam ao Brasil com boas chances de conquistar o título são Alemanha, Argentina, Holanda e Itália. Os alemães têm a sorte de contar com jogadores veteranos e uma nova geração que já começa a despontar como uma das melhores dos últimos tempos. Os argentinos contam com o desempenho de Messi, que tem sofrido com algumas lesões em 2013. Os holandeses, apesar da péssima campanha na Eurocopa, contam com a perigosa dupla Robben e Van Persie. Por fim, a Itália tem mostrado uma evolução nos últimos tempos, com um estilo de jogo ofensivo e nomes como Buffon, Pirlo e Balotelli.
Geração belga
Um dos bordões atuais do jornalismo esportivo atual é “a ótima geração belga”. De fato, a Bélgica conseguiu montar uma equipe perigosa, com nomes como Fellaini, Hazard e Lukaku e, apesar da pouca tradição, pode dar muito trabalho na Copa do Mundo de 2014.