Consulta Processo SP
Muitas pessoas não fazem ideia do quanto a tecnologia influencia e está presente nas relações sociais, como é o caso da consulta de processo em São Paulo, uma vez que os cidadãos podem acessar a um processo de maneira muito mais fácil do que há tempo atrás. Isso porque no Tribunal de Justiça de São Paulo foi implantado um sistema de informatização de suas operações e os arquivos passaram a ser também digitalizados. A área judicial brasileira, aliás, é um dos setores que mais está sofrendo esses processos de mudanças que visam melhorar e agilizar os serviços prestados à população, por isso mais estados da federação aderiram a essa proposta.
Agilidade e praticidade
Anteriormente os processos representavam além de um trâmite judicial, apenas um amontoado de papéis mal acondicionados, com desgaste pelo tempo, com dependência de acesso in loco e muitas vezes com falta de espaço para tantos arquivos. Com a digitalização desses arquivos a consulta ao processo em São Paulo ficou muito mais acessível e dinâmica. Ao fazer a consulta de processo em São Paulo o cidadão pode tomar consciência do que está acontecendo em cada caso através do site do Tribunal de Justiça sem precisar para isso percorrer longas distâncias, o que envolve dispêndio de tempo e dinheiro.
Consulta de Processo SP – funcionamento
Para realizar a consulta de processo em São Paulo ainda existem algumas restrições, apenas processos que se encontram em primeira instância e segunda instância podem ser analisados, isso porque no Poder Judiciário a nível estadual e federal não foram integralmente interligados, o que não possibilita um serviço completo. Contudo a consulta de processos em São Paulo já funciona de forma efetiva em alguns casos.
Consulta de Processo SP – como fazer
Para fazer a consulta do processo em São Paulo você deverá acessar a página na internet do Tribunal de Justiça de São Paulo, clicar no ícone consulta de processos, escolher entre processos de primeira instância ou processos de segunda instância e informar a sessão em que se encontra e o número do processo o qual deseja informações. Se não estiver encontrando o que precisa poderá clicar no ícone do próprio site do Tribunal de Justiça que explica como encontrar o processo. Nesse setor terá explicações de como obter o número referente ao processo e deque forma entendê-lo, assim como mais passos para conseguir obter a informação que deseja.
Sistema de informática do CNJ
O Conselho Nacional da Justiça conjuntamente com tribunais do Judiciário lançou o projeto “Processo Judicial Eletrônico”, um sistema de informática que permite agilizar o modo de consulta de processos em todo o território nacional. O PJe foi lançado pelo então ministro presidente do Conselho Nacional de Justiça, Cezar Peluso. Esse sistema envolve a tecnologia de desenvolvimento de um software especial para atuar no sistema. A ideia principal lançado pelo Conselho Nacional de Justiça é a de permitir o acompanhamente eletrônico dos processos em tribunais e por magistrados de todo o Brasil. Com essa ideia a consulta de processos em São Paulo se torna possível e um exemplo para mais cidades e estados brasileiros.