CMB DF

links patrocinados

CMB DF

CMB DF

O Colégio Militar de Brasília segue os passos do tradicional Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), que foi o primeiro a ser fundado no país, mais especificamente no ano de 1889 e tendo como referência a Guerra do Paraguai e o desejo de dar uma educação para os filhos daqueles que morreram em batalha. Aos poucos, com a expansão dos Colégios e o orgulho daqueles que lutaram por nós, as instituições foram ganhando diferentes formas de patrocínio, tanto particulares quanto públicas, fazendo com que a qualidade do ensino tenha se tornado referência desde então. Apesar de haver preconceito de algumas pessoas com o método aplicado, a maioria dos militares gosta de passar adiante o nacionalismo e a bravura aprendidos no exército, começando o quanto antes.

Nos Colégios Militares, é preciso fazer uma prova para entrar, considerando que há uma certa disputa por vagas. Os únicos estudantes que não precisam realizar os testes são aqueles que estão em processo de mudança ou transferência com a sua família para uma cidade diferente. Nos outros casos, as turmas disponíveis só são as do sexto ano do fundamental e a do primeiro ano do ensino médio, para que as fases sejam iniciadas de acordo com o sistema de ensino brasileiro. As provas envolvem apenas os conteúdos de matemática e português, embora na prática outras matérias sejam ensinadas (como qualquer outro colégio, com geografia, história, química, física, biologia (ou ciências), entre outras, como língua estrangeira, etc.). O diferencial são as áreas de infantaria, cavalaria e afins, no sentido de se manter a tradição.

O Colégio Militar de Brasília veio bem mais tarde do seu antecessor, mais especificamente no ano de 1967, sendo que atendia a um pedido bem antigo dos cidadãos, quando o governo finalmente concedeu um espaço de construção e posteriormente inauguração. A área total do Colégio contava com mais de duzentos mil metros quadrados, divididos entre atividades extracurriculares e ao livre (como a prática esportiva, etc.), as salas de aula, os escritórios dos responsáveis, entre outros prédios necessários para uma escola (cozinha, copa, laboratórios). A instalação oficial do Colégio, entretanto, só viria no ano de 1978, na época instituída pelo então presidente Ernesto Geisel. Foi apenas no ano de 1982 que o terceiro ano do ensino médio foi implementado.

Mais informações

O Colégio Militar de Brasília conta com mais de três mil alunos, em uma área de sessenta e quatro mil metros quadrados apenas de alvenaria, com aproximadamente cem salas de aula divididas nesse espaço. Com mais vinte anos de existência, é uma das instituições mais disputadas e ao mesmo tempo com excelente qualidade de ensino em todo o Distrito Federal. Além disso, tem como objetivo divulgar e expandir os preceitos do exército brasileiro, sempre com essas diretrizes como ponto de referência.

Para mais informações específicas sobre o Colégio Militar de Brasília, acesse o site oficial, que conta com dados sobre ex integrantes, histórico, institucional, como fazer para se candidatar à vagas, guia do aluno, como funciona o concurso para admissão, gabaritos, fotos e notícias sobre iniciativas da instituição, entre várias outras seções.

Fotos

CMB DFCMB DF
Colégio Militar de BrasíliaColégio Militar de Brasília
O CMB foi criado em 1978O CMB foi criado em 1978

Pesquisar