Chá de Cozinha
O chá de cozinha, conhecido também como chá de panela, é um dos rituais muito comuns entre mulheres que estão prestes a se casar. O evento costuma ser realizado no mês anterior ao casamento. Normalmente, o chá de cozinha é feito por familiares ou amigas próximas.
O objetivo da festa, além da diversão, é ajudar a futura esposa a montar a cozinha da nova casa. Geralmente, as organizadoras ficam responsáveis por todos os detalhes, como local da festa, comida e bebida, música e, claro, os presentes.
Como organizar um chá de cozinha
Por se tratar de um evento informal, o chá de cozinha não precisa se prender a uma organização rígida. Contudo, é sempre importante seguir alguns passos, que auxiliam na realização do evento e ajudam a evitar imprevistos.
A primeira coisa que precisa ser averiguada é se não há outro chá de cozinha sendo organizado por alguém próximo à noiva. Dois eventos simultâneos podem causar muitos problemas, principalmente no que diz respeito à lista de presentes.
Antigamente, a mãe da noiva não deveria participar da organização do chá de cozinha. Contudo, esta “regra” é cada vez menos utilizada. O mesmo se aplica à data do evento, que tradicionalmente acontecia um mês antes do casamento.
Hoje, com as agendas cada vez mais cheias, o chá de cozinha pode ser realizado a qualquer momento, desde que encaixe na agenda de todas as convidadas. Mas, claro, deixar para a última hora não é uma boa ideia.
Temas para chá de cozinha
A escolha de um tema para o chá de cozinha não é algo obrigatório, mas ajuda a tornar o evento ainda mais divertido. Uma boa opção é utilizar o relógio como tema para as convidadas.
Funciona assim: cada convidada do chá de cozinha recebe uma hora do dia, e terá que dar um presente relacionado a este horário. Por exemplo, quem ficar com as sete horas da manhã comprará os utensílios de café da manhã, como bule e xícaras.
Também é possível a utilização de temas no próprio local do evento. Neste caso, o chá de cozinha ganha ares de festa, ao invés de apenas uma reunião entre amigas. Um chá de cozinha temático, geralmente, é utilizado quando há um número maior de convidadas. As opções são as mais diversas, como tema havaiano, luau, anos 70… neste caso, a imaginação é a maior aliada.
Definição de custos
Dependendo da escolha do local e da quantidade de convidadas, o chá de cozinha pode acabar saindo caro. É ideal que todas dividam os custos, lembrando-se, sempre, que o objetivo da festa é ajudar a noiva a arrumar a nova casa. Não há problema algum com um chá de cozinha simples, pois seu objetivo não é ser um grande evento.
Cardápio
O cardápio de um chá de cozinha também não possui regras rígidas. Mas, geralmente, a melhor opção é apostar na simplicidade. Sanduíches, canapés e docinhos são mais do que suficientes. Com a ajuda de poucas pessoas, o chá de cozinha será facilmente organizado.