Cadweb
O Cadweb é um aplicativo que se destina ao cadastramento de pessoas vinculadas a estabelecimentos de saúde. O Aplicativo online permite a coleta de muitas informações sobre atendimentos realizados, o que contribui para uma melhor organização dos serviços de saúde no Brasil. Isto poderá contribuir diretamente para ampliar o quadro de serviços e qualificar ainda mais o acesso dos usuários a estes serviços.
Como funciona
O Cadweb é um serviço que cria um vinculo de informações entre o profissional do SUS, o usuário e o estabelecimento onde o usuário foi atendido por aquele determinado profissional.
Tanto os usuários quanto os profissionais fazem um cadastro no sistema da Cadweb, através deste cadastro é possibilitado a coleta de informações sobre os serviços executados. O Cadastro é feito através da internet. Através do Cadastro feito via internet é possível que se amplie o atendimento e se melhore o serviço do cartão Nacional de Saúde em todo território nacional.
Usar Cadweb
Ao usar a Cadweb alguns itens aparecem como beneficio ao usuário que faz seu cadastro na internet, por exemplo, o cadastro da Cadweb não solicita dados ligados ao domicilio do usuário, apenas dados referentes ao endereço da residência.
O Cadweb agiliza o cadastro que e imediatamente enviado para o Servidor Federal, disponibilizando assim a consulta do usuário cadastrado, através do sistema de consultas do BNL. O Cadweb disponibiliza a geração imediata do numero provisório fornecendo um recibo impresso no final do cadastro realizado pelo paciente.
O Cadweb pode ser acessado através do site “Cartao net Datasus”, para acessar pela primeira vez o sistema ira pedir uma alteração da senha criada. Caso o usuário não consiga acessar o site, ou não se recorde da senha, basta enviar um e-mail para o suporte técnico informando o problema, o e-mail deve conter nome, endereço e CNPJ, para que o suporte forneça uma nova senha de acesso.
Números Cadweb
O Cadweb ja cadastrou mais de 85 mil consultas de tuberculose, 19 mil cirurgias eletivas de transplantes, 11 mil acompanhamentos pós transplantes, 131 mil Quimioterapias, 58 mil radioterapias, quase 2 mil registros de Hanseniase, mais de 97 mil tratamentos renal substitutivos e muitas outras.
CNES SUS
Sobre o CNES SUS
O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) foi instituído em outubro de 2000. Este sistema era um desejo antigo dos órgãos que se utilizam de informações sobre os estabelecimentos de saúde do Brasil, tanto de maneira operacional quanto gerencial.
Como funciona o CNES
A intenção do sistema é cadastrar todas as instituições de saúde do país, que devem fornecer informações para o Ministério da Saúde a fim de receber um código numérico. Este código regulariza o estabelecimento, além de ser utilizado para parcerias entre a instituição de saúde, prestadores de serviço e planos de saúde.
Todos os estabelecimentos de saúde – hospitais, clínicas, postos, consultórios -, particulares ou públicos, necessitam obrigatoriamente do cadastro. Quem coordena um estabelecimento dessa natureza deve procurar a Secretaria de Saúde de seu município, que fornecerá todas as informações necessárias e se responsabilizará pelo cadastro.
Uma vez cadastrado, a instituição recebe seu número de registro e fica disponível para consulta no site do CNES. O cadastro é bem completo e dá toda a dimensão da estrutura daquela unidade, de seu endereço e formas de contato ao número de profissionais que trabalham ali, além da especialidade de cada um deles.
Consulta CNES SUS
Atualmente existem mais de 235 mil estabelecimentos cadastrados. Procurar por um profissional, clínica ou hospital é muito simples. No site do CNES, uma série de opções são disponibilizadas para que o usuário encontre exatamente o que procura.
É possível fazer buscas específicas através do número de registro, localização, nome do profissional ou instituição. Também podemos procurar por médicos e estabelecimentos filiados ao Sistema Único de Saúde.
Ao clicarmos no nome do profissional ou estabelecimento, aparecem todas as informações relativas a ele, como número de cadastro, endereço, telefone de contato, tipo de unidade e natureza da organização. Neste último tópico podemos nos certificar de que o local possui vínculo com o Sistema Único de Saúde. O passo seguinte é entrar em contato com a unidade e marcar sua consulta, sem sair de casa.