BHTRANS
A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) é a responsável por toda a gerência do transporte público e trânsito da cidade. A empresa foi fundada em 1991 e é uma das melhores no setor de gerenciamento de trânsito do país.
A BHTrans é uma sociedade mista. Noventa e oito por cento da empresa é do município; 1% cabe à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP) e o restante, 1%, pertence à Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL).
Educação no trânsito
A BHTrans oferece programa de educação no trânsito para toda a capital mineira. O objetivo é transformar o ambiente em um trânsito mais seguro e colaborativo. Isso ocorre de forma permanente, através de campanhas, eventos, entre outros.
Os públicos atendidos nesse programa são todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados ao trânsito de Belo Horizonte, como pedestres, operadores de transportes públicos, motoristas, ciclistas, motociclistas, condutores de veículos de tração animal, usuários do transporte coletivo e pessoas com deficiência física ou mental.
A educação no trânsito também é direcionada a programas em empresas, escolas, e equipes de órgãos de trânsito no Brasil.
Cadastro de vagas especiais
A BRTRANS emite uma credencial para todos aqueles com direito as vagas especiais. O sistema existe para que fique comprovado o direito ao uso dessa vaga, e para que não seja possível que outro indivíduo que não precise da vaga a ocupe.
Cabe à organização das vagas especiais coloca-las em estacionamentos rotativos e em áreas livres. Ao todo, elas somam 671 na cidade. As vagas são específicas para indivíduos com deficiência física ou visual, ou que apresentem dificuldades de locomoção.
Para a solicitação da credencial, basta o interessado procurar a gerência de atendimento ao usuário da BHTrans, e levar uma solicitação autenticada em cartório, RG ou CNH, e comprovante residencial.
Números do trânsito em BH
Belo Horizonte tem um total de 2.385.640 habitantes. No ano de 2010, o número de mortos envolvidos em acidente de trânsito foi de 262. Ao todo, foram três morte em acidentes de bicicleta; a cada 10 mil veículos houve 1,97 mortos; a cada 100 mil habitantes, 11,04 morreram devido aos acidentes de trânsito, e a cada 10 mil veículos, houve uma média de 23 atropelamentos.
Cartão BHbus
Os usuários dos transportes coletivos podem retirar a bilhetagem eletrônica, sistema implementado em Belo Horizonte no ano de 2002.
Com o bilhete, o usuário pode recarregar sempre que quiser nos pontos de terminais de ônibus de Belo Horizonte. O cartão tem validade de até um ano, perdendo o direito de crédito após a data de vencimento.
Fotos
BHTRANS Câmeras
Sobre a BHTRANS Câmeras
A BHTRANS é a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A. Ela possui economia mista municipal dependente, ou seja, noventa e oito por cento do controle da empresa está nas mãos do município de Belo Horizonte, e um por cento está divida entre a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecasp), a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte S/A (Prodabel) e a autarquia municipal.
A empresa foi criada em 1991, através da Lei Municipal nº 5.953, subsidiada pelo Fundo de Transportes Urbanos (FTU). Ela já ganhou diversos prêmios, entre eles está o de melhor gerenciadora pública de trânsito e transportes do Brasil, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Serviços
A BHTRANS se preocupa com o bem estar de seus usuários. Entre os serviços oferecidos pela empresa está o auxílio transporte escolar, que é um programa financiado pela prefeitura de Belo Horizonte onde os estudantes têm desconto de 50% na passagem de ida e volta. Para receber o benefício é preciso atender alguns requisitos, que estão todos disponíveis no site as empresa. (Confira também sobre o Horário BHTRANS)
Câmeras
Além da meia passagem, outro serviço bacana que a BHTRANS disponibiliza são câmeras de segurança nas ruas, para que os motoristas possam ter acesso ao trânsito de onde estiver. Ao todo, são 24 câmeras instaladas em vários pontos estratégicos da cidade, na região central.
Todas as câmeras estão interligadas ao CCO, o que permite que os gerenciadores acompanhem o tráfego da área de cobertura 24h por dia, agilizando qualquer solução de problema que possa surgir. As câmeras podem ser programadas para se moverem sozinhas ou então podem ser controladas manualmente.
Câmeras disponíveis na internet
As câmeras instaladas nas ruas de Belo Horizonte possuem recurso de zoom e também possuem giro de 90º na vertical e de 360º na horizontal. O bacana desse recurso é que as imagens não ficam restritas apenas à central de gerenciamento, elas também estão disponíveis na internet.
No site da BHTRANS existe uma opção de ‘Câmera’, onde todas as câmeras são visualizadas pelos usuários que estiverem navegando pelo site. Para observar a imagem num tamanho maior é só clicar em cima do mosaico. As imagens do site são atualizadas de minuto a minuto, e nelas consta também a localização de instalação da câmera.