Barra Bonita SP
Por ser um país cheio de diferentes culturas, tradições, geografias e raças, o Brasil consegue reunir em um só lugar tudo que o mundo tem a oferecer. As cidades brasileiras são as mais procuradas pelos estrangeiros, principalmente por suas belezas naturais e culturas que misturam as tradições européias com as lendas e os folclores dos índios e negros que aqui vivem.
Sobre o estado de São Paulo
Muitas pessoas conhecem o estado de São Paulo. Na realidade, grande parte da população urbana do Brasil se localiza nesse local. Situado na região sudeste do mapa brasileiro, São Paulo faz divida com os estados de Minas Gerais ao nordeste e norte, do Paraná ao sul, do Mato Grosso do Sul ao oeste, do Oceano Atlântico a sudeste e do Rio de Janeiro a leste. Com cerca de 40 milhões de habitantes, São Paulo é conhecida internacionalmente por sua economia e por movimentar as indústrias e todo o PIB brasileiro, pois representa 33,5% do total de riquezas construída em território brasileiro. Apesar de ter uma grande população, o estado tem índices sociais bons comparados aos de outros estados brasileiros, já que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo é o terceiro maior, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita é o segundo maior do país, a taxa de mortalidade é a segunda menor e o analfabetismo é o quarto menor dos estados que faze parte da República Federativa do Brasil. Com 645 municípios fazendo parte de seus limites regionais, uma cidade que se destaca é Barra Bonita.
Sobre Barra Bonita
Localizada perto do município de Bauru, Barra Bonita é uma das 29 cidades paulistas consideradas estâncias turísticas, devido ao cumprimento de alguns pré-requisitos organizados pela Lei Estadual de São Paulo. Por preencher esses requisitos, Barra Bonita recebe mais verbas para o turismo regional do que qualquer cidade do Estado de São Paulo. Além do turismo, a cidade também foi muito conhecida pelo seu antigo pólo ceramista. No entanto, devido à retirada ilegal de argila do rio Tietê por parte de algumas empresas, a CESP cessou a retirada de matéria-prima da região, assim as companhias cerâmicas saíram da cidade e procuraram outros municípios próximos para recomeçar suas atividades.
História do município
Pela localização próxima das margens do rio Tietê, Barra Bonita recebeu essa denominação entre os anos de 1883 e 1886, quando alguns tropeiros perceberam que a união das águas do córrego e do Tietê formavam uma barra bonita. Atualmente, o município com cerca de 40 mil habitantes vive principalmente do turismo de suas belas paisagens naturais.
Pontos turísticos
Devido à sua denominação como estância turística, Barra Bonita possui uma imensidade de pontos turísticos, sendo os principais o ‘Portal Clemente Ricci’ que marca o início da área de turismo da cidade, a ‘Praça da Rotatoria’ que nada mais é que um monumento que representa os três principais meios de trabalho da cidade: a cerâmica (com a escultura de uma chaminé), a produção de álcool e açúcar (escultura de uma roda de engrenagem industrial), o ‘Rio Tietê’, a ‘Usina Hidrelétrica Barra Bonita’ e a ‘Eclusa’, onde podem ser feitos passeios de barco com capacidade para até 700 passageiros.
Fotos
Confira Fotos de Barra Bonita SP: