APEOESP sp
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) atua há mais de 60 anos na defesa dos direitos dos professores, além de representá-los em acordos e convenções, assim como realizar um trabalho em conjunto que beneficie toda a classe e represente a luta da mesma em busca de melhorias para a classe.
Início
O sindicato iniciou suas atividades em 13 de janeiro de 1945, na cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, contando com a ajuda dos docentes e especialistas na área de educação de todo o estado. A Apeoesp é uma organização sem fins lucrativos que tem entre seus objetivos defender a classe e seus direitos, a representando em ações jurídicas, assim como unir e desenvolver atividades conjuntas com outras entidades que a representem e lutar assim por melhorias principalmente no ensino público.
Sócios
Atualmente, a Apeoesp conta com mais de 180 mil sócios, sendo o maior sindicato da América Latina. Como seu principal papel é defender os interesses dos professores que trabalham nas escolas estaduais de São Paulo, tanto de forma individual quanto coletiva. Entre essas responsabilidades e lutas estão aquelas relacionadas a salário, condições de trabalho e de educação, além disso, mantém auxílio jurídico aos associados que necessitarem, convênios de assistência médica, educação e comércio.
Sede
A sede central do sindicato está localizada na capital paulista e também conta com representantes em 93 regiões do estado onde conta com sub-sedes sendo dez localizadas 10 na Capital, 17 unidades na região metropolitana e 66 no interior do estado.
Além da sede e das sub-sedes, o sindicato ainda conta com a Casa do Professor, destinado a hospedar profissionais de outras cidades que se dirigem à capital para realizar diversas atividades, como exames médicos ou a realização de cursos. Além disso, possui ainda espaços para lazer divididos em quatro colônias de férias, localizadas no interior e também no litoral paulista, como em Praia Grande, Termas de Ibirá, Ubatuba e Águas de São Pedro.
Ditadura
Durante todos esses anos o sindicato participou de vários momentos da história, sempre buscando preservar os direitos dos sindicalizados, assim como foi atingida por momentos e regimes que marcaram a história brasileira, como durante o Regime Militar, no qual o sindicato teve suas ações amenizadas, pois teve que se submeter às determinações oficiais.
Durante essa época, todos os sindicatos de alguma forma pararam de realizar atividades, mas em 1977, a Apeoesp voltou a atuar chamando a atenção dos professores iniciando uma luta jurídica sobre a precariedade da contratação de docentes, onde tinham contrato temporário, sem nenhum benefício e sem contrato regido pela CLT e a contratação de muitos sem a realização de concurso público.
A mobilização foi evidenciada quando um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas foi enviado a diretoria da Apeoesp pedindo que houvesse a realização de uma assembléia da categoria visando efetivar suas ações. Foi nessa época que muitas mudanças ocorreram no sindicato e ele passou por reformulações, seja na sua liderança ou na sua estrutura. Esse momento, entre tantos outros vividos pelo sindicato, foi o que marcou essencialmente a história da entidade e que foi importante para sua efetivação como defensor dos direitos do professores. Característica que se mantém até os dias de hoje.
Fotos