Amsterdã Holanda
Amsterdã, também chamada de Amsterdão e Amsterdan, é a capital da Holanda e também a maior cidade deste país, abrigando atualmente cerca de oitocentas mil pessoas. Com nome derivado de uma represa no rio Amstel, que banha a cidade, Amsterdan foi fundada em 1275, mas só obteve o direito de funcionar como uma cidade oficialmente em 1300.
Por conta dos diversos canais que cortam as ruas, Amsterdã é conhecida como a Veneza do Norte. Além de barcos, é muito comum a utilização de bicicletas na cidade. Muito mais do que um lazer, a bicicleta é um meio de transporte e de acordo com estimativas, 90% da população é ciclista. Há milhares de quilômetros de rodovias e há um respeito muito maior aos ciclistas do que no Brasil.
Tida como a quinta maior economia da Europa, Amsterdã conta com sedes de grandes empresas, como Heineken, ABN Amro, Philips e Ahold, e também com a bolsa de valores mais antiga do mundo, considerada uma das mais importantes da Europa.
Conhecido como Schiphol, o aeroporto da cidade é o quinto maior da Europa e o décimo maior do mundo, recebendo todos os anos aproximadamente 45 milhões de viajantes.
Turismo em Amsterdã
Um dos programas de lazer mais populares em Amsterdã é visitar os museus da cidade, sendo que há mais de cinquenta na região, alguns deles bem específicos, como o Museu do Cinema e o Museu da Heineken. Entre os mais famosos destacam-se o Rijksmuseum, um museu nacional que abriga principalmente pinturas europeias e asiáticas, o Stedelijk Museum, museu de arte moderna e o Van Gogh Museu, local que abriga a maior coleção de quadros do mundo do pintor holandês. Quem gosta de história também não pode deixar de visitar a residência já habitada por Anne Frank.
Os chamados coffee shops também são imperdíveis e há centenas de opções. Estes lugares são conhecidos por comercializarem maconha, mas há regras rígidas com relação ao consumo: não se pode comprar mais do que cinco gramas e a droga não é vendida para menores de dezoito anos.
Amsterdã também é conhecida pelo famoso bairro da Luz Vermelha, ou Red Light District, que concentra centenas de cinemas eróticos, sex shops, bares com apresentações de striptease e um museu do sexo. Na capital holandesa a prostituição é totalmente legalizada, mas há áreas específicas onde as garotas de programa podem atuar.
Uma data interessante para visitar Amsterdã é 30 de abril, o Dia da Rainha. Neste dia é bastante comum que as pessoas vendam todo o tipo de coisas na rua, principalmente objetos de decoração que não usam mais.
Onde ficar em Amsterdã?
Quem não pretende gastar muito com hospedagem pode ficar no Bulldog, o mais famoso albergue da cidade. Recomendado para festeiros, visto que há um coffee shop e um bar que fica aberto até tarde, o local está localizado próximo ao bairro da Luz Vermelha.
Aqueles que não dispensam conforto e sossego vão adorar o Inntel, localizado perto da Praça Dam. Com quatro estrelas, este hotel conta com concierge, lavanderia e até jornal do dia de cortesia.
Há ainda a opção de alugar uma casa-barco, sendo que várias à disposição nos canais.